Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 29 de outubro (Lucas 13,10-17)

Você sabia que existem doentes que não querem ficar curados?

        O Evangelho de hoje mais uma vez traz o tema da cura realizada em dia de sábado. Para os judeus, o sábado é um dia sagrado, no qual não se deve trabalhar, e nem fazer nenhuma atividade física. Os antigos fariseus e mestres da lei haviam criado regras absurdas, como por exemplo: em dia de sábado não se devem usar calçados que precisem amarrar, não se deve viajar, não se deve curar ninguém (a não ser que o doente esteja em risco de morte)... E foi neste ponto que Jesus bateu de frente com os doutores da lei e os fariseus.

        Jesus estava pregando numa sinagoga, viu uma mulher "encurvada" devido a um espírito1 que a tornava doente há 18 anos e a fazia incapaz de se endireitar. Jesus CHAMOU2 a mulher e disse: "Mulher, estás livre da tua doença3." O chefe da sinagoga ficou revoltado4 por Jesus ter curado no sábado, e reclamou em voz alta. Mas Jesus respondeu com autoridade, dizendo que eles mesmos libertavam seus bois e jumentos para beber em dia de sábado, então "por que aquela filha de Abraão não deveria ser libertada daquela prisão, de 18 anos, em um dia de sábado?"5 Os "inimigos" de Jesus se envergonharam6, e a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que Ele fazia7.

        Observe que no parágrafo anterior eu marquei com um número cada um dos pontos que eu gostaria de destacar neste riquíssimo Evangelho de hoje.

        Primeiro: como Fisioterapeuta, eu já vi várias pessoas "encurvadas", o que nós chamamos de postura cifótica. Este é um problema que pode ter várias causas, inclusive psico-somáticas (de origem psicológica). Não podemos dizer que esse era o caso da mulher deste episódio, mas Lucas fala de um "espírito" que a prendia há 18 anos. Será que o espírito que habitava nesta mulher é o mesmo que habita hoje em tantas pessoas doentes de hoje, e que tem um nomezinho interessante: CARÊNCIA AFETIVA? Muitas pessoas adoram estar doentes, porque só assim conseguem ter a atenção das pessoas ao seu redor. Isso acontece com idosos, crianças, esposos(as), namorados(as)... e são provocados pelo mesmo "espírito": CARÊNCIA AFETIVA. Detalhe: São Lucas (o autor desse Evangelho) era médico, então ele sabia o que estava escrevendo.

        Segundo: O normal seria a mulher ter pedido para ser curada, certo? Mas São Lucas fez questão de dizer que Jesus CHAMOU a mulher! Então... ou a mulher estava se contendo porque era sábado, ou a mulher estava se contendo porque não tinha tanta certeza se queria ficar curada! Pode parecer absurdo, não é? Mas quando a doença passa a ser a forma de atrair a atenção das pessoas, o doente não quer perdê-la! É triste, mas acontece... e muito! Tem pessoas que desejam adoecer só pra ter a atenção do marido, dos pais, do médico, ou somente para não ir trabalhar ou estudar...

        Terceiro: A mulher era plenamente consciente! Estava escutando os ensinamentos de Jesus, e quando Jesus a chamou, falou claramente que ela estava LIVRE da DOENÇA, e ela se endireitou. Veja que Jesus não expulsou um demônio... Falou calmamente para ela, e ela ficou livre. Para mim, isto é forte indício de que o "espírito" ou "doença" poderia ser psico-somática. O que não diminui o mérito da cura! Muito pelo contrário! Essas doenças psico-somáticas são tão incapacitantes e sérias como qualquer outra. E a medicina ocidental tem muitas limitações nesta área.

        Quarto: o escândalo que o chefe da sinagoga fez, por causa da cura daquela mulher, foi típico de quem estava mais preocupado com o cumprimento de suas próprias leis, do que com a manifestação da misericórdia de Deus. Sabia que nós, às vezes, também somos assim?

        Quinto: O chefe da sinagoga devia estar acostumado a acusar as pessoas em voz alta, mas pela primeira vez encontrou alguém que respondeu com autoridade e argumentos incontestáveis. E as 2 conseqüências disso foram o sexto e o sétimo ponto.

        Sexto: Jesus deixou o chefe da sinagoga envergonhado, por ter exposto sua fragilidade perante o seu público. Isso deve ter provocado um profundo ressentimento, o que fez aquele chefe encarar Jesus como "inimigo".

        Sétimo: Lucas dizer que a MULTIDÃO INTEIRA se alegrava, significa que TODOS gostavam de saber que alguém tinha CORAGEM de denunciar os poderosos da época. Claro que alguns se alegravam apenas por ver os poderosos serem desmoralizados, mas acredito que a maioria se alegrava por saber que cumprir aquelas dúzias de regras não era o essencial, mas o principal era agir com amor e misericórdia, independente do dia da semana, da pessoa ou da lei.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário