Pesquisar neste blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A tropa de elite de Jesus (Lc 9,57-62) (03/10/07)

A tropa de elite de Jesus

        O Evangelho de hoje é direcionado para quem quer abraçar a missão de construir o Reino dos Céus aqui na terra. Muitas pessoas, quando lêem esta passagem, desistem de ser missionárias de Jesus, e seguir os seus passos. Mas a idéia de Jesus é exatamente esta: o seu "primeiro batalhão" deve ser altamente qualificado! E para isso, precisa colocar a missão em primeiro lugar.

        É preciso entender que Jesus não espera que todos sejam missionários, daqueles que deixam tudo e vão pelo mundo afora, levando o Evangelho... Ele sabe que essa missão é para alguns poucos. Apesar de muitos serem chamados, poucos são escolhidos aceitam o convite de deixar tudo para trás, e segui-lo a qualquer lugar.

        A maior mensagem deste Evangelho é a seguinte: quem se dispõe a ser missionário, deve se dedicar de corpo e alma, sendo exemplo de vida para as outras pessoas, e mostrar que a verdadeira Paz e Felicidade é a que vem de Deus.

        Quer fazer parte da tropa de elite de Jesus? Você pode se alistar nas comunidades católicas da sua cidade. Pode ter qualquer idade, sexo, raça, estado civil, condição social, financeira e cultural. Pré-requisito fundamental: Saber que a partir de agora a sua vida não lhe pertence mais, mas que ela é dedicada à obra do Reino. Portanto: ter uma vida que sirva de testemunho para as outras pessoas.

        Observe, no Evangelho de hoje, que três pessoas se dispuseram a aceitar a missão de seguir Jesus...

        O primeiro encontrou Jesus na estrada e disse: "Eu te seguirei aonde quer que fores!" O que leva a crer que ele não tinha mais nada a que se apegar no mundo. Para este, Jesus só lembrou que ele nunca mais teria férias na vida. Pois a missão é um ESTILO DE VIDA, não é uma profissão.

        Ao segundo homem do Evangelho de hoje, Jesus fez o convite. Mas o jovem pediu que Jesus o deixasse enterrar o pai. Neste momento, Jesus diz uma frase que precisa ser bem interpretada: "Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus." Jesus não deixou o jovem se entregar ao abatimento, mas trouxe uma oportunidade de se reerguer e enfrentar um grande desafio, pelo qual valeria a pena lutar.

        O terceiro homem tinha família. E queria, pelo menos, se despedir dela. Este homem não disse que estava arrependido de seguir Jesus, mas Jesus conhece o coração de cada um. Se algo lhe prende ao passado, a sua vida parou naquele momento... Para viver o presente, é preciso se libertar deste passado. E aí, sim, você poderá ser um missionário do Reino.

        Que Deus abençoe abundantemente a vida daqueles que aceitam este convite de deixar tudo para segui-Lo aonde Ele for, sem recostar a cabeça, sem se apegar a nada nem a ninguém, servindo de exemplo de vida, santidade, paz e felicidade a todos nós... Amém.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário