Pesquisar neste blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 11 de outubro (Lucas 11,5-13)

Peça ao Pai e Ele fará! Mas saiba pedir...

        No Evangelho de hoje, Jesus continua ensinando a orar. Aliás, mais do que orar, Ele ensina a pedir. E pedir com insistência! Conheço pessoas que não ousam pedir nada além do trivial a Deus, porque acham que Deus tem muitas coisas para se ocupar, e não tem tempo para ficar se preocupando com seus problemas pessoais. E também conheço pessoas que não tem vergonha nenhuma de pedir e até exigir que Deus atenda seus pedidos. Quem está certo?

        Primeiro nós precisamos entender que Deus é misericordioso. Quando pedimos algo, Ele nunca deixa de nos escutar e faz o possível para nos atender. Às vezes demora, mas vem no tempo certo. Às vezes nós pedimos do jeito errado, e nem percebemos que Ele nos atendeu... Às vezes queremos tanto uma coisa que não é para o nosso bem, e Ele reluta em nos conceder, até que quando conseguimos, vemos que não era bem aquilo que devíamos ter pedido...

        Então o que devemos aprender mesmo é: COMO PEDIR. E de todas as lições que eu poderia dizer hoje aqui, a mais importante é esta: NÃO PEÇA A DEUS QUE ELIMINE AS DIFICULDADES DA SUA VIDA, MAS QUE LHE DÊ A FORÇA PARA SUPERÁ-LAS. E isso não é só uma frase de efeito. Lembre-se de Jesus no Getsêmani, quando pediu ao Pai: "Pai, se possível, afasta de mim este cálice." Jesus pediu que eliminasse a dificuldade, e o que o Pai fez? Não atendeu.

        Você quer pedir algo ao Pai? Faça como Salomão. Deus concedeu um pedido a Salomão. Ele poderia pedir qualquer coisa, que Deus lhe daria. Se você com você, o que você pediria? Vida eterna? Ganhar na loteria? Um casamento feliz? A cura de uma doença? A felicidade? Sabe o que Salomão pediu? Sabedoria. Até no pedido ele foi sábio. Nós pensamos sempre nos fins, ele pensou no meio. Nós pensamos sempre no peixe frito, Salomão queria aprender a pescar. E Deus concedeu tanta sabedoria a Salomão, que ele ficou conhecido como um dos reis mais sábios de toda a história. Escreveu vários Salmos, construiu o maior e mais belo palácio que já houve em Jerusalém, e a Bíblia narra momentos belíssimos em que ele se utiliza dessa sabedoria para ultrapassar as dificuldades que se apresentavam no seu reino.

        Esta passagem termina da melhor forma que poderia. Jesus nos diz o que o Pai nos dará quando pedirmos a Ele qualquer coisa... Ele nos dará aquilo que precisamos para superar qualquer dificuldade: o ESPÍRITO SANTO. Com Ele nós teremos a Sabedoria para discernir o que entre o certo e o errado, a Paciência para esperar o tempo de Deus, a Firmeza de Ânimo para não se deixar abater diante dos problemas, e dentre tantos dons, carismas e frutos, o principal: o AMOR, para entendermos que Deus precisa habitar em nós, e nos fazer instrumentos, para poder atender tantos pedidos, de tantos filhos...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Cadastre-se já!

Um comentário:

  1. Belíssimo comentário...amei. Que o Divino Espírito Santo continue lhe dando o dom da sabedoria e o ilumine para compartilhar conosco essas riquíssimas reflexões....Amém?

    ResponderExcluir