Pesquisar neste blog

domingo, 14 de outubro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 14 de outubro (Lucas 17,11-19)

O Poder do Desafio

        No Evangelho do domingo passado falamos sobre a falta de fé dos Apóstolos e também refletimos que Deus nem precisaria nos agradecer pelo que fazemos pelo Reino, mas mesmo assim Ele nos agradece e nos presenteia diariamente com vários dons, mesmo sem merecermos. O Evangelho de hoje está na seqüência daquele. E o que vemos: 10 leprosos que tiveram fé, ficaram curados, mas apenas 1 que voltou para agradecer. Ou seja, o tema é exatamente o mesmo, mas agora sob outro ponto de vista.

        O primeiro ponto interessante a ser refletido: O PODER DO DESAFIO. No momento em que Jesus manda que os leprosos se apresentem aos sacerdotes, eles sabiam que não poderiam apresentar-se se ainda estivessem doentes. Acredito que devem ter ficado confusos num primeiro momento. E devem ter pensado: "Como poderemos nos apresentar aos sacerdotes assim? Doentes? Não estou entendendo a intenção do mestre... Mas já que Ele mandou, façamos o que Ele disse." A partir de agora, eles tinham o caminho até os sacerdotes para ficarem curados. Era uma prova de fé, e eles aceitaram! Enquanto caminhavam, o assunto só podia ser esse: "Não podemos nos apresentar doentes aos sacerdotes! Temos que estar curados!" Até que o primeiro deles deve ter procurado, no seu corpo, os sinais da lepra e percebeu que tinham desaparecido, e então cada um procurou em si e percebeu que estava curado. JÁ PERCEBEU QUE QUANDO VOCÊ TEM UM PRAZO/META PARA CUMPRIR, VOCÊ SE ESFORÇA PARA CUMPRIR SUA TAREFA NAQUELE PRAZO?

        Quando estava me preparando para o vestibular, eu peguei o assunto inteiro, vi os meses que faltavam para o vestibular, e dividi todos os assuntos por semana, e depois por dia, de modo que ainda sobrassem alguns dias, no final, para fazer uma rápida revisão geral. Ainda deixei os domingos de folga! Perdi uns três dias para preparar esse "cronograma", mas foi o que possibilitou que eu conseguisse passar com tranqüilidade no concurso.

        Eu aprendi que para tudo na vida, nós precisamos estabelecer metas e prazos PARA CADA DIA. Quanto maior o projeto, mais subdivisões ele precisa ter. Os leprosos do Evangelho de hoje poderiam ter decidido ir direto aos sacerdotes, sem passar por Jesus, apenas tendo fé... afinal, Jesus só fez olhar para eles, DE LONGE, e dizer: "Apresentem-se aos sacerdotes." Mas aqueles leprosos, assim como a maioria de nós, precisavam que ALGUÉM os desafiasse e pusesse um prazo, uma meta! Às vezes é só disso que precisamos para sair do lugar: que ALGUÉM nos DESAFIE. Faça esse favor a alguém que tem algo importante a cumprir, mas não tem estímulo para começar: desafie a cumprir pequenas metas. Aproveite e também faça esse favor a você mesmo. Uma caminhada de mil quilômetros é feita passo... a... passo.

        O segundo ponto é a falta de gratidão dos leprosos curados. Apenas um voltou para agradecer. E Jesus disse uma frase espetacular: "Tua fé te salvou." É como se dissesse: "Não há de quê... mas a minha parte foi a mais simples... só lancei o desafio. A parte que não podia faltar foi sua: a fé."

        Os outros nove podem ter pensado que Jesus não fez nada demais, e que eles tinham se curado sozinhos. Esqueceram que, primeiro, tiveram que acreditar e confiar em Jesus. Será que essa estatística não acontece também conosco? De cada 10 pessoas que pedem, apenas 1 volta para agradecer...De cada 10 coisas que pedimos, voltamos para agradecer uma... ficamos tão eufóricos com o presente, que só lembramos de agradecer bem depois... quando lembramos.

        Tenho um amigo que costuma dizer: "Deus, sem você, continua sendo Deus. E você sem Deus é o quê?" Precisa dizer mais alguma coisa?

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Cadastre-se já!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog e pelas palavras maravilhosas que aqui descrevem os ensinamentos que continuam nos dias de hoje.
    Fernando (Piracicaba-SP)

    ResponderExcluir