Pesquisar neste blog

terça-feira, 9 de outubro de 2007

A versão feminina da parábola do filho pródigo (Lc 10,38-42) (09/10/07)

A versão feminina da Parábola do Filho Pródigo

        Quando começamos a juntar as pecinhas das histórias da Bíblia, ela fica ainda mais interessante do que já é! Veja...

        O povoado citado nesta passagem é Betânia. Marta e Maria são irmãs de Lázaro, aquele que Jesus livrou da morte alguns dias antes da Páscoa (João 11). Jesus tinha uma enorme afeição por estes 3 irmãos.

        Na passagem de hoje, observe que Lucas fala que Jesus foi recebido na "casa de Marta". Portanto, ela deveria ser a irmã mais velha. Em resumo, o que aconteceu foi que Marta estava muito ocupada com os afazeres domésticos, e Maria estava aos pés de Jesus, ouvindo suas palavras. Marta pede a Jesus que MANDE Maria ajudá-la, e Jesus responde que Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.

        Marta é aquela irmã mais velha que quer chamar a atenção da visita por ser trabalhadora. Eu imagino Jesus na casa dela, e ela passando de um lado pro outro arrumando a casa, varrendo, limpando os móveis e gritando: "Ô Maria, vem me ajudar!" E resmungando: "Ô menina preguiçosa..." E Maria lá na sala, bem sentadinha junto dos homens, perto do seu irmão...

        Maria era preguiçosa? Não sabemos. Lucas não entra nesses detalhes. Mas Padre Léo diz que essa Maria de Betânia é a mesma citada em Lucas 7,36-50 (e nesse caso, esta passagem estaria fora da seqüência correta dos acontecimentos), que é a prostituta que serve aos leprosos, se converte exatamente 6 dias antes da Páscoa (João 12), e na passagem de hoje, vinha em processo de conversão... É interessante perceber, nestes textos, a preferência de Jesus por Maria. E Marta tinha ciúmes disso, como deu para perceber hoje. Seria a versão feminina da parábola do filho pródigo. Voltaremos a falar dessa família na segunda-feira da Semana Santa.

        A lição prática para a nossa vida, hoje, é que por mais atarefados que estejamos, Jesus nos chama pelo nome... "Jailson, Jailson! Tu te preocupas e andas agitado com muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária!" Experimente substituir o meu nome (ou o de Marta) pelo seu... Às vezes, temos mais medo do que preguiça de sentar aos pés de Jesus...Vai que Ele diz exatamente aquilo que eu tenho que mudar (e sei que tenho que mudar), mas que é tão difícil... Por isso que não queremos parar um pouco para silenciar nosso coração e nossa mente... mudar de pensamento e atitude exige que saiamos da inércia... exige que saiamos da correnteza (que está nos levando para a fossa)... ou que saiamos da "cama" (tão quentinha e confortável)... Mas é sempre bom lembrar que se a fé sem obras é morta... da mesma forma, não adianta estar aos pés de Jesus, orando e escutando, se não levar suas palavras para a vida diária.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário