Pesquisar neste blog

sábado, 13 de outubro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 13 de outubro (Lucas 11,27-28)

Transformando obstáculos em oportunidades

        Desde criancinha, quando comecei a ir para as missas, eu nunca vi ninguém interromper um padre, durante uma pregação, para fazer qualquer tipo de comentário. Talvez seja parte da cultura da minha região, não posso afirmar, por exemplo, que em igrejas de outras partes do Brasil ou do mundo, as pessoas costumem interromper enquanto o pregador está falando. Pois foi exatamente isto que aconteceu no Evangelho de hoje! Em suma, enquanto Jesus pregava, uma mulher "levantou a voz no meio da multidão" para bendizer a mãe de Jesus.

        Este tipo de acontecimento é completamente inesperado para quem está falando em público e para quem está escutando a pregação! Se ao menos ela tivesse levantado a mão e pedido a palavra educadamente... mas a "maluca" deve ter dado um susto em todo mundo que estava escutando Jesus! Inclusive no próprio Jesus! Mas mesmo tendo sido pego de surpresa, Jesus sabia contornar a situação. Ele poderia ter dito: "Por favor, retirem essa louca daqui, que ela está me atrapalhando" ou "É verdade, minha mãe é mesmo muito feliz e orgulhosa por ter me gerado" ou não ter dito nada e continuado seguindo a sua linha de raciocínio. Mas Ele tinha o raciocínio muito rápido! E sabia o efeito que uma boa resposta poderia provocar naquele momento, sob a expectativa de todos.

        Há muito tempo a psicologia sabe que nós gravamos mais fortemente uma informação na memória quando ela vem associada a uma sensação importante. A tensão provocada pelo susto da "maluca" abriu uma grande porta no consciente e sub-consciente das pessoas que estavam lá presentes, ouvindo Jesus. A resposta de Jesus foi algo que deve ter ficado martelando a cabeça não só daquela mulher, mas de todas as pessoas que estavam presentes: "Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e as põem em prática."

        Para quem procura motivo para diminuir a importância de Maria, este é um prato cheio. No entanto, quando vemos o contexto que fez Jesus fazer esta afirmação, é possível entender sua razão.

        Maria é muito humilde para exigir que Jesus a coloque acima de qualquer pessoa, e ela nem precisava disso. Fez a parte dela e não exigiu o reconhecimento de ninguém, nem do seu Filho. Se ela não exigiu isso nem de Jesus, que dirá de nós... Ela só pede que "façamos o que Ele disser". E o que Ele diz é ouçamos a Palavra e a ponhamos em prática. E o detalhe: dessa vez, nem é para satisfazer o Pai, ou para ter a vida eterna, mas para SERMOS FELIZES.

        Outro detalhe: de uma situação que poderia ter causado um grande mau estar, Jesus arrumou uma forma de evangelizar. Em outras palavras: Jesus transformou uma barreira em uma oportunidade! Que Deus nos conceda essa graça de enxergar as nossas dificuldades como oportunidades.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Receba as últimas notícias do Brasil e do mundo direto no seu Messenger! É GRÁTIS! Assine já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário