Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Santa Maria, Mãe de Deus (Lc 2,16-21) (01/01/10)

        Celebramos hoje a solenidade de Santa Maria, mãe de Deus, e o Dia Mundial da Paz. Pela intima união entre a divindade e a humanidade, a nós revelada na encarnação, a igreja  proclama Maria mãe de Deus. Mesmo não compreendendo tudo que lhe acontecia em torno de do Filho de Deus e seu  filho, em sua fé inabalável e sua disponibilidade para colaborar com o projeto de Deus, Maria "observada todas as coisas, meditando-as em seu coração.", para descobrir os caminhos do Pai. Quando os pastores, pobres e humildes que receberam a atenção especial de Deus,  foram visitar o menino, e contaram a Maria e José, sobre o que o anjo havia lhes revelado sobre Jesus, que Ele era o Messias esperado, o Salvador dos pobres, excluídos, marginalizados, ficaram maravilhados, e  Maria que participou do mistério de encarnação  de Jesus, o salvador, que se fez humano, nascendo através dela, meditava  e conservava tudo em seu coração, tinha somente  a certeza de que a promessa do Senhor se realizaria, e esperava por esse dia.

        Será que não nos quer dizer algo, que tudo o que acontecia a Maria, ela guardava em seu coração? Será que era só porque não compreendia muito bem o mistério da encarnação? Espero não está errada, mas eu acredito, que além de humilde, serva do Senhor, e com uma fé inabalável. Maria era também muito discreta.  Vamos nos colocar no lugar de Maria, se recebêssemos a visita de um anjo, dizendo que seríamos a mãe do Salvador, do Filho de Deus, será que teríamos o comportamento de Maria? Ou sairíamos gritando de alegria contando a todos o que aconteceu? Rapidinho o mundo saberia de tudo. Talvez, nem mesmo Maria soubesse responder, porque ela foi à escolhida para ser Mãe do Messias, do salvador, a mãe de Deus, por isso guardava tudo em seu coração, tentando entender o mistério divino e a presença de Deus em sua vida. E ela, jovem e pobre, foi à escolhida por Deus para ser a mãe de seu filho.

        Pelo SIM de Maria, Jesus está entre nós, se faz presente a Luz e a Paz no mundo. Luz e Paz entre os povos, raças, com igualdade, justiça e fraternidade. Paz e luz que nos liberta de toda opressão, de toda forma de exclusão, sem guerras. Paz que devemos construir todos os dias de nossas vidas. E todos nós como filhos de Deus e Maria, somos propagadores da Paz e da Justiça. Levando as pessoas a mensagem de que é possível vivermos num mundo sem conflitos, intolerância, preconceitos.

        Desejo a todos um ano novo com esperanças renovadas, boas realizações, que reine entre as famílias, entre as pessoas, o amor,  a alegria, a paz, e a concórdia. Que vivamos todos nas graças de Deus, sempre sob a proteção de Maria, mãe de Jesus e nossa mãe.

 

Mª Elian

Sal.

VISITE  TAMBÉM OS MEUS  BLOGS  

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário