Pesquisar neste blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A quem hei de comparar esta geração? (Mt 11,16-19) (11/12/09)

        Jesus está lamentando a frieza e a dureza dos corações  das pessoas ao longo dos tempos, diante das manifestações de Deus através de seus enviados na Terra. Jesus fala da falta de fé principalmente dos judeus. Os quais criticaram João Batista por não comer direito, e do mesmo modo criticaram Jesus chamando-O de comilão por comer com os excluídos. 

        Jesus escandalizou os fariseus ao comer com os publicanos e os pecadores com a mesma familiaridade com que comia com eles. Contra os que, dentre os fariseus, estavam "convencidos de serem justos e desprezavam os outros" , Jesus afirmou: "Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento". Foi mais longe ao proclamar diante dos fariseus que, sendo o pecado universal, os que pretendem não necessitar de salvação estão cegos para sua própria cegueira.
A quem hei de comparar esta geração?

        Acho que pode ser comparada com muita gente dos nossos dias, as quais vêem a procissão passar e não estão nem aí. Ouvem o sino tocando, mas nem se abala. A missa está na tela da televisão, e essas pessoas nem prestam atenção. No aniversário de Cristo, comem, bebem, se presenteiam, e nem se lembram do aniversariante.

        O advento de Jesus não foi bem-vindo por todas as pessoas daquele tempo, assim como nos nossos dias, o advento que está chegando, não será bem recebido por uma grande parte da população mundial.

        Isto porque infelizmente estamos diante de uma crise mundial de fé. A fé que foi  desmotivada pelo progresso, pela libertinagem, e pela pornografia difundida nos meios de comunicações.

        Ora, sabemos que a fé é um ato pessoal: É uma resposta livre do homem à iniciativa de Deus que se revela. Esse Deus que vai se revelar agora através do advento.

         É importante esclarecer que a fé não é um ato isolado. Ninguém pode crer sozinho, assim como ninguém pode viver sozinho. Para que eu tivesse hoje a minha fé despertada, foi preciso alguém que me evangelizasse, alguém que um dia me levou até Deus.

         Então, ninguém deu a fé a si mesmo, assim como ninguém deu a vida a si mesmo. Aquele que acredita em Deus, recebeu  seu despertar da fé, de outros. Portanto tem o dever de levar esta mesma fé a outras pessoas, e fará  isso transmitindo-a  através de exemplos e pela palavra.

         Nosso amor por Jesus e pelos homens nos impulsiona a falar a outros de nossa fé. Cada cristão é como um elo na grande corrente dos cristãos. Não posso crer sem ser carregado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo para aumentar a fé dos outros.

         Vamos fazer a nossa parte, para que não sejamos comparados com aquela geração de incrédulos, de indiferentes aos sinais de Deus.

 

Sal.

HOMILIA  DOMINICAL

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário