Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Jesus discute com os doutores da Lei (Lc 2,41-52) (27/12/09)

        Quase nada se sabe sobre a infância de Jesus.  O episódio onde Menino Jesus  ficou no Templo trocando sabedorias com os doutores da Lei, foi um dos raros relatos sobre  a sua infância. Assim, o reencontro de Jesus no Templo é o único acontecimento que rompe o silêncio dos Evangelhos sobre os anos ocultos de Jesus. Nele Jesus deixa bem claro sua consagração total a uma missão decorrente de sua filiação divina: "Não sabíeis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai?" Maria e José "não compreenderam" esta palavra, mas a acolheram na fé, e Maria "guardava a lembrança de todos esses fatos em seu coração", ao longo dos anos em que Jesus permanecia mergulhado no silêncio de uma vida com os pais terrenos.

        Maria sabia desde a anunciação quem Jesus era. Mas naquele momento ela não estava raciocinando direito. Só quem já passou pela experiência de perder um filho é que sente o desespero de Maria naquele momento em que percebeu que seu filho não estava com ninguém da caravana.

        Foi a primeira prova da divindade do Menino Jesus. Na verdade a primeira demonstração de poder do Menino Jesus, teria acontecido enquanto Ele estava no Egito com seus pais. Jesus brincava com outros meninos, e tinham feito uns passarinhos de argila. Chegou a hora do almoço e as mães os chamaram. Os garotos incluindo Jesus Menino se retiram obedecendo a ordem, quando Jesus olha para trás e faz um gesto e os passarinhos de barro se transformam em passarinhos de verdade e saem voando. Há quem diga que tal ocorrido não está veridicamente comprovado. Só sei que quando pergunto para as crianças qual foi o primeiro milagre de Cristo, alguns respondem que foi aquele que Jesus transformou  pássaros de barros em passarinhos de verdade.

        Os doutores da Lei para saber tudo o que conheciam tiveram de estudar muito. E aquele Menino que ainda não tinha estudado praticamente nada, sabia de tudo. Os doutores não se conformavam. Aliás, eles já estavam desconfiados da origem daquele Menino. Por isso que tinham tanto interesse de dialogar com Ele. Mais tarde, muitos doutores se aderiram a causa de Jesus.

        Durante a maior parte de sua vida, Jesus compartilhou a condição da imensa maioria dos homens: uma vida cotidiana. Sem grandeza aparente, vida de trabalho manual, vida religiosa judaica submetida à Lei de Deus, vida na comunidade. De todo este período é-nos revelado que Jesus era "submisso" a seus pais e que "crescia em sabedoria, em estatura em graça diante de Deus e diante dos homens" .

        O fato de Jesus Menino ter dado uma resposta meio seca para sua mãe na hora em que desesperada ela o chama atenção pelo que Ele fez, não significa que o Menino Jesus fosse rebelde ou mesmo respondão na acepção da palavra. Muito pelo contrário. A submissão de Jesus para com a sua Mãe e ao seu pai legal cumpre com perfeição o quarto mandamento. Honrar pai e mãe.

        E todos os jovens devem seguir este exemplo de Jesus. Porque o quarto mandamento indica ordem da caridade. Deus quis que, depois dele mesmo, honrássemos nossos pais, a quem devemos a vida e que nos transmitiram o conhecimento de Deus. Devemos honrar e respeitar todos aqueles que Deus, para o nosso bem, revestiu de sua autoridade. E esse preceito está expresso sob a forma positiva de deveres a cumprir. Anuncia os mandamentos que seguem e que se referem a um respeito particular pela vida, pelo casamento, pelos bens terrestres, pela palavra dada. Constitui um dos fundamentos da doutrina social da Igreja.

        O quarto mandamento dirige-se expressamente aos filhos em suas relações com seu pai e sua mãe, porque esta relação é a mais universal. Diz respeito também as relações de parentesco com os membros do grupo familiar. Manda prestar honra, afeição e reconhecimento aos  avós e aos antepassados. Estende-se, enfim, aos deveres dos alunos para com seu professor, dos empregados para com seus patrões, dos subordinados para com seus chefes, dos cidadãos para com sua pátria e para com os que a administram ou a governam.

        Este mandamento implica e subentende os deveres dos pais, tutores, professores, chefes, magistrados, governantes, de todos os que exercem uma autoridade sobre outros ou sobre uma comunidade.

        Hoje estamos vivendo a triste realidade da falta de respeito por parte da grande parte dos jovens, para com os superiores, principalmente os professores. Acredito que a profissão de professor estará em extinção e provavelmente  dentro de pouco tempo, do jeito que a coisa está indo, poucos vão querer se submeter ao perigo de enfrentar uma classe de adolescentes sem limites e que não respeitam mais os professores. E com certeza se isso acontecer, será uma tragédia para a humanidade.  Porque sem professor, a sociedade vai voltar à idade da pedra. Pois sem professores, não teremos mais engenheiros, nem mecânicos, nem médicos, em fim não teremos mais o progresso.

        A observância do quarto mandamento acarreta sua recompensa: "Honra teu pai e tua mãe para teres uma longa vida na terra, que o Senhor Deus te dá" (Ex 20,12). O respeito a esse mandamento alcança, juntamente com os frutos espirituais, frutos temporais de paz e de prosperidade. Ao contrário, a não observância desse mandamento acarreta grandes danos para as comunidades e para as pessoas. É só observar a o baixo nível de aprendizagem  das classes onde a maioria dos alunos são bagunceiros.

 

Sal.

VISITE  TAMBÉM OS MEUS  BLOGS  

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário