Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Festa da Sagrada Família (Lc 2,41-52) (27/12/09)

        A Sagrada Família nos é apresentada hoje cumprindo seus deveres religiosos, indo a Jerusalém, cidade central do cristianismo, como faziam todos os anos, para festa da páscoa.

        José e Maria , partem, voltam para sua cidade, após a festa de páscoa e, sem perceberem o menino Jesus fica em Jerusalém. Ao notarem sua falta, e constatarem que Ele não estava na caravana, voltam a Jerusalém. Naquela época, os laços familiares prendiam fortemente as pessoas, tinham sua liberdade limitada. E o menino Jesus rompe esses laços, para Ele as orientações do Pai eram muito mais importantes, suas atenções estavam voltadas para Deus, sua família humana ficou em segundo plano.

        Após três dias, pai e mãe encontram o filho no Templo, interrogando e ouvindo os doutores da Lei. Apesar do susto, os pais o admiram. Com angústia e sofrimento, Maria pergunta: "Meu filho, por que agiste assim conosco?" E o menino Jesus responde com uma interrogação: "Vocês não sabiam que eu devo estar na casa de meu Pai?" Jesus revela-se como Filho de Deus. Diálogo difícil. José e Maria naquele momento não compreenderam. Mas a fé e a confiança mostram o caminho. Maria e José amadurecem a sua fé em meio às perplexidades, sofrimentos e alegrias. Com o tempo, as coisas vão se tornando mais clara. "Maria conservava no coração todas essas coisas",  e podemos dizer a mesma coisa de José.

        Ao retornarem para Nazaré, Jesus é obediente a seus pais. Para os judeus, ser obediente e submisso aos pais era colher seus ensinamentos e manter-se fiel a Deus.  Maria sabia que não podia reter Jesus para si, educa seu filho, não para si, mas para a humanidade, pois se aproximava o tempo de sua missão.

        Jesus, como qualquer um de nós, cresceu, descobriu e aceitou e viveu o seu caminho, e através de sua humanidade realizou sua missão.

        Peçamos ao Pai, para que assim como Jesus, Maria e José, nossas famílias, jovens, crianças, cresçam em sabedoria e graça. Sempre respeitando uns aos outros, e nunca deixando de fazer a vontade do Pai. Tenhamos na Sagrada Família, um verdadeiro modelo de crescimento na fé, confiança e fortalecimento dos laços familiares, que o Espírito Santo oriente nossa vida para Deus.

 

Maria Elian.

CONHEÇA  TAMBÉM  HOMILIA DOMINICAL  

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário