Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A criação do Universo (Jo 1,1-18) (25/12/09)

                No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.
        O texto da liturgia de hoje se refere à criação do Universo por Deus todo poderoso, e do projeto de Deus que se torna carne e vem até nós. Sabemos e acreditamos que Deus criou tudo que existe, por uma conclusão lógica. Porque nada teria capacidade de se auto-criar.  Assim, a existência e um Deus é algo necessário.  Pois tudo depende dele.  Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.

                O texto também faz referência a João e depois a Jesus. Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João.
Acrescenta que João Batista veio como testemunha, e para dar testemunho da luz, que é Jesus, e seu trabalho de preparação da vinda de Cristo foi a fim de que todos cressem por meio dele.

        E é importante entender que João não era ele a luz, não o Cristo como muita gente pensou. Mas ele, João, veio para dar testemunho da luz de Jesus.
Jesus sendo a verdadeira luz, veio  ao mundo, para iluminar todos nós.

        Na verdade, Ele já estava no mundo, este mundo que foi feito por Ele, só que o mundo não o percebeu. Assim Ele enviou o seu Filho ao mundo, e mesmo assim, muita gente não o reconheceu também, apesar das suas demonstrações de poder.

        Felizes daqueles que o reconheceram e o receberam, porque estes, que creram nele, se tornaram filhos de Deus.

        Deus invisível, o próprio verbo, se fez carne através de Jesus, e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebeu do seu Pai, que é  cheio de graça e de verdade.
         João é aquele que dá testemunho de Jesus, e afirma que  O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim.
        Tudo isso trata-se do mistério da Encarnação, que estabeleceu-se uma comunhão entre Deus e o homem através da pessoa de  Jesus que a interface que ligou a Terra ao Céu. Jesus é o retrato visível de Deus invisível. Foi a forma encontrada pelo Pai de estar no meio de nós assumindo a nossa natureza, para nos resgatar do pecado.

        E através de palavras, da ação e acima de tudo pelo exemplo, Jesus prova que Ele não é somente humano, mais também Deus. Quem me viu, viu o Pai.   
Jesus nos transmitiu através de gestos poderosos, que a força infinita de Deus  Pai estava presente em sua pessoa.  A mim foi dado todo poder no céu e na terra.

 

Sal.

VISITE  TAMBÉM OS MEUS  BLOGS  

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário