Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Os Reis Magos adoram Jesus (Mt 2,1-12) (03/01/10)

        A Estrela que guiou os Reis Magos até o Menino Jesus era o cometa Haley com certeza.

        Herodes, como bom político, fingiu que também queria ver o Menino que para ele seria o futuro rei de Israel, como foi anunciado. Um perigo para ele! Herodes até disse aos magos: Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.

        Raposa! Como o denominou Jesus. Fingido e mentiroso! O que ele queria não era adorar Jesus, mas  sim matá-lo antes que Ele tomasse o seu lugar, como pensava.

        Estava anoitecendo. José ouviu um barulho, mas não reconheceu os recém-chegados. 

        - Maria! Ela, que trocava o menino, en­rolou-o às pressas. Os des­conhecidos já estavam na gruta, e deles sobressaíam três: um, mais velho, pele clara e barba branca; outro bem moreno, e um terceiro

        De olhos puxados. Ajoelhando-se diante dele ofereceram ouro, incenso e mirra.

        Aqueles presentes para nós hoje não diz nada. Porém cada um daqueles presentes tinha grande significado. O encontro dos reis magos com a sagrada família em si já era muito significativo.

        É interessante notar que Jesus está com sua mãe, um modo de Israel representar o rei. A homenagem que lhe prestam representa a sua submissão. Os presentes que lhe dão mostram a submis­são a um rei (ouro), o reconhecimento de que esse rei é divino (incenso) e, por outro lado, de que esse rei vai ser morto (a mirra era usada no sepultamento). Em outras palavras, Jesus é o rei justo que será morto pelos inimigos e depois, ressuscitado por Deus, será reconhecido por todos como divino Filho de Deus. Portanto, aqueles presentes significavam uma explicação do destino de Jesus, um anúncio da trajetória da sua vida, morte e ressurreição.

        Mas há outro aspecto. Lendo o salmo 72 (ou 71, em algumas Bíblias), veremos que todos esperavam o rei justo, que faria justiça ao povo oprimido e marginalizado, contra os seus opressores. Por isso os reis de outras nações viriam trazer-lhe as suas riquezas. Por quê? Porque esse rei justo iria de fato distribuir essas riquezas para o povo que tinha trabalhado por elas e que até agora fora roubado e não pudera usufruí-las. Se relermos o salmo à luz do texto de Mateus, entenderemos que o evangelista preten­de dizer que em Jesus apareceu finalmente esse rei, o governante justo. Isso, porém, dará lugar a um grande conflito, pois muitos o querem, e alguns o detestam, ao ponto de querer matá-lo logo após seu nascimento.  

        - Somos os magos - anunciou o de mais idade.

        Maria já tinha ouvido falar de­les. Viviam longe da Terra Prome­tida. Eles adivinhavam sonhos; eram quase como sacerdotes, me­dianeiros entre Deus e os reis. A firmeza com que ele falava fez Maria apertar o menino ao peito.

        - Meu nome é Gaspar e sou caldeu. Melquior vem da Média, e Baltazar do leste do mar Cáspio. Somos todos descendentes de Jó. Há centenas de anos, foi profetizado  à nossa gente que haveríamos de adorar o Salvador dos homens. Isso aconteceria quando uma estre­la misteriosa aparecesse. Por isso as gerações começaram a vigiar o céu, a espera.

        - Essa estrela apareceu. Nós a vimos e a seguimos por 33 dias, em uma viagem de mais de 4 mil qui­lômetros. Com isso chegamos  à Jerusalém. Lá, de repente, a estre­la se apagou! Ninguém sabia nos informar se uma criança havia nas­cido. Fomos perguntar ao rei He­rodes. Herodes ficou muito interes­sado pelo recém-nascido, principal­mente quando os sacerdotes confirmaram que a profecia anunciava o nascimento do rei dos judeus...  

        Quando deixamos Jerusalém, olhamos para cima e vimos que a estrela estava lá, brilhando no mes­míssimo lugar e indicando Belém!

        - Somos os sábios do Oriente que, encontramos a Verdade nesta Criança deitada na manjedoura.

        Os Reis magos queimaram incenso e adoraram o Menino.

        Nós também queimamos incenso e adoramos o Jesus Cristo, o nosso Rei. Porém é muito mais valioso adorá-lo não só com palavras, mais com atitudes. Porque o verdadeiro cristão comemora o Natal todo dia de sua vida em atitudes espelhadas nas palavras de Cristo.

 

Sal.

VISITE  TAMBÉM OS MEUS  BLOGS  

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário