Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Deus Pai e Deus Filho e a Criação (Jo 1,1-18) (31/12/2009)

        O Evangelho de hoje fala de Deus Pai e da criação do mundo, de Jesus o verbo encarnado e presente no meio de nós, e ainda fala também de João Batista aquele que veio prepara a vinda de Jesus Cristo.

        Atenção. Feche os olhos. O que você viu? Exatamente isso. Nada.  Assim era tudo antes de Deus proceder a Criação. Não existia absolutamente nada, somente o Espírito e Deus invisível existia. Então Deus fez a luz, a água, o fogo o ar e tudo que existe. Fez o homem a mulher e os animais.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.
        O texto da liturgia de hoje se refere à criação do Universo por Deus todo poderoso, e do projeto de Deus que se torna carne e vem até nós. Sabemos e acreditamos que Deus criou tudo que existe, por uma conclusão lógica. Porque nada teria capacidade de se auto-criar. Assim, a existência e um Deus é algo necessário.  Pois tudo depende dele. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.

        O texto também faz referência a João e depois a Jesus. Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Acrescenta que João Batista veio como testemunha, e para dar testemunho da luz, que é Jesus, e seu trabalho de preparação da vinda de Cristo foi a fim de que todos cressem por meio dele.

        E é importante entender que João não era ele a luz, não o Cristo como muita gente pensou. Mas ele, João, veio para dar testemunho da luz de Jesus. Jesus sendo a verdadeira luz, veio  ao mundo, para iluminar todos nós.

        Na verdade, Ele já estava no mundo, este mundo que foi feito por Ele, só que o mundo não o percebeu. Assim Ele enviou o seu Filho ao mundo, e mesmo assim, muita gente não o reconheceu também, apesar das suas demonstrações de poder.

        Felizes daqueles que o reconheceram e o receberam, porque estes, que creram nele, se tornaram filhos de Deus.

         Deus invisível, o próprio verbo, se fez carne através de Jesus, e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebeu do seu Pai, que é cheio de graça e de verdade.

        João é aquele que dá testemunho de Jesus, e afirma que  O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim.

         Tudo isso trata-se do mistério da Encarnação, que estabeleceu-se uma comunhão entre Deus e o homem através da pessoa de  Jesus que a interface que ligou a Terra ao Céu. Jesus é o retrato visível de Deus invisível. Foi a forma encontrada pelo Pai de estar no meio de nós assumindo a nossa natureza, para nos resgatar do pecado.

        E através de palavras, da ação e acima de tudo pelo exemplo, Jesus prova que Ele não é somente humano, mais também Deus. Quem me viu, viu o Pai. Jesus nos transmitiu através de gestos poderosos, que a força infinita de Deus  Pai estava presente em sua pessoa.  A mim foi dado todo poder no céu e na terra.

 

Sal.

VISITE  TAMBÉM OS MEUS  BLOGS  

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



2 comentários:

  1. BELO COMENTARIO SAL. FICO FELIZ EM LER SEUS COMENTARIOS... QUE VC TEM UM ANO NOVO ABENÇOADO...
    PADRE JAIRO SOUZA.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu comentário, gostaria de agradecer, pois faço parte do grupo de liturgia e muitas vezes preciso de ajuda para entender melhor o que diz o evangelho do dia.
    Obrigada, parabéns!

    ResponderExcluir