Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Vale a pena ser justo? (Mt 9,9-13) (21/09/07)

Vale a pena ser justo?

        A liturgia dessa semana enfoca, em diferentes situações, o mesmo tema: alguém que se considera mais merecedor, e que se sente desprestigiado por Jesus dar mais atenção aos pecadores. É nesse contexto, que hoje tentaremos conectar as três frases finais de Jesus.

        "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes." Esta frase está diretamente conectada à última ("Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores"). Esta é uma metáfora fácil de entender... Médico = Jesus. Aqueles que têm saúde = Justos. Doentes = Pecadores. Os pecadores são assistidos por Jesus, e isso é maravilhoso. A questão agora é: então os que são justos ficam esquecidos? Em segundo plano? De que adianta ser justo então, se quem recebe a atenção de Jesus são os pecadores?

        É nessa situação que se encontra o irmão do Filho Pródigo... Ele sempre foi justo, e o que o Pai falou para ele foi: "Meu filho, você sempre esteve aqui comigo... tudo o que é meu, é seu também." Opaaa!!! Então essa é a grande novidade: o justo já usufrui de tudo o que é do Pai. O Pai confia nele, e se tranqüiliza por saber que não precisa se preocupar em perdê-lo. Este filho usufrui de forma comedida dos bens que compartilha com o Pai. O problema é quando ele encara esse comedimento como um sacrifício, a partir do momento que vê os exageros com que os outros filhos estão se aproveitando dos bens do Pai, enquanto ele só utiliza o necessário...

        É aí que entra a segunda frase de Jesus: "Eu não quero sacrifício, quero misericórdia." Se alguma vez, quando você agiu da forma correta, ficou se sentindo um idiota, se arrependeu, e isso foi um sacrifício para você, acredite: era melhor nem ter feito. Jesus não quer o seu sacrifício... Ele quer que os seus atos sejam naturais! Quando você devolver o troco que veio a mais na padaria, que isso não seja um sacrifício para você... Quando você fizer um jejum, quando deixar de falar mal de alguém, quando evitar uma discussão, quando deixar algum vício, quando for à missa, quando elogiar, quando perdoar, quando pedir perdão, quando AMAR... que nada disso seja um sacrifício para você... mas que seja um exercício de misericórdia... e, com o tempo, passe a ser natural...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



4 comentários:

  1. Simplismente lindo o texto... a reflexão foi maravilhosa, de fato Deus quer que sejamos bons, porém de forma gratuita, natural...
    Perfeitoo

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso o texto, se um filho esta doente e necessario que fiquemos do seu lado, os outros nao precisam, e o meu casa com uma filha, onde cria revolta na outra filha, mais tenho fé que um dia ela vai entender. Deus é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse texto ^^
    Que o mundo possa entender isso, e cabe a nós levar-mos até eles. Que não façamos nada por obrigação, mas sim por amor (:

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa a interpretação dada à frase "Eu não quero sacrifício, quero misericórdia". Tinha pensado várias vezes sobre o sentido dessa frase mas não tinha chegado a nenhuma conclusão convicente para mim mesma. AGora, pela vontade de Deus, encontrei uma bela e prática explicação. Deus seja louvado .

    ResponderExcluir