Pesquisar neste blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Aprendendo a Humildade (Lc 9,1-6) (26/09/07)

Aprendendo a Humildade

        A liturgia de hoje fala sobre a missão dos discípulos, e Jesus dá as instruções que eles devem seguir, e dentre essas instruções, o evangelista Lucas não deixou passar esta: "Não leveis NADA para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas." Você que está sentado confortavelmente à frente do computador, sairia de casa assim? Sem levar nada?

        Na época de Jesus era assim que se fazia. Não existia internet, televisão, rádio, jornal, e até mesmo o correio demorava muitos dias para levar uma notícia a um lugar distante. E estas longas distâncias eram percorridas à pé por esses mensageiros de Deus. Muitas vezes, no meio da estrada, eles deviam sentir fome, cansaço, dores, medo, solidão... e não tinham absolutamente NADA para comer, nem remédio, nem dinheiro, nem um cobertor... Por que Jesus os instruiu desta forma? Qual o sentido de uma ordem como essa?

        Vamos fazer um exercício mental... coloque-se no lugar deste discípulo. Você saiu da sua cidade à pé, sem levar nada, a não ser a roupa do corpo e uma Bíblia (que naquele tempo não tinha para todos, por isso Jesus não pediu que a levassem, a imprensa só foi inventada 1500 anos depois). A primeira coisa que vai acontecer é que você vai ter que encontrar uma grande motivação para fazer isso, pois irão aparecer milhões de pessoas e barreiras dizendo que isso é loucura, mas imaginemos que você encontrou a motivação. A partir daí, tudo o que acontecer, você vai encarar como oportunidade de amadurecimento. Você irá passar horas caminhando na estrada, mas pelo menos sede você não vai sentir, pois Jesus não proibiu de levar água (mas não muita, lembre-se que você não tem nem uma sacola). No entanto, chegará um momento em que você sentirá fome, e vontade de descansar um pouco. Então irá procurar uma casa que fique perto da estrada, e por menor que seja, você irá até ela, para falar com os moradores dela. É nesse momento que terá que acontecer algo muito importante, e que é o verdadeiro sentido de você não poder levar nada consigo... Você terá que aprender a PEDIR. Só que agora é um pedir diferente... Não é pedir: "Ei, pega um copo com água pra mim lá na cozinha", ou "Prepara o meu almoço". As pessoas a quem você vai pedir agora, não têm nenhuma obrigação de lhe satisfazer. Como você pediria? Pense um pouco sobre isso... Será um exercício para você (que terá que aprender a ser humilde e reconhecer que precisa dos outros) e para essas pessoas (que terão que aprender a dar sem esperar receber nada em troca). No entanto, você terá algo a oferecer a elas: uma grande notícia e a cura dos doentes daquela casa! E isso pode ser uma retribuição tão grande da sua parte, que esta família poderá até nem querer que você vá mais embora, mas você precisará seguir seu caminho... Mas também pode acontecer de alguém não querer acolhê-lo, e então você irá bater até a poeira das suas sandálias, para não levar nem o pó daquele lugar. E Deus estará vendo isso...

        A grande lição de hoje, então, é ter a HUMILDADE para PEDIR. Isso é difícil para quem tem tudo o que quer, ao alcance das suas mãos. A maioria de nós não suportaria passar a ser tão dependente dos outros... Imagine então as pessoas que se tornam paraplégicas, tetraplégicas, hemiplégicas, e passam a depender de outras pessoas até para as necessidades fisiológicas mais básicas... e muitas vezes a única retribuição que ela pode lhe dar é um "Obrigado, Deus lhe abençoe."

        Liberte as pessoas de qualquer obrigação que elas têm com você... Permita-se precisar delas sinceramente. Então as três palavras mágicas irão fazer parte do seu vocabulário... Por favor... Perdoe-me... Obrigado...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Receba as últimas notícias do Brasil e do mundo direto no seu Messenger com Alertas MSN! É GRÁTIS! Assine já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário