Pesquisar neste blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Você aceita Jesus? (Jo 3,13-17) (14/09/07)

Você aceita Jesus?

        No Evangelho de hoje, Jesus é procurado por Nicodemos para responder algumas perguntas que nós mesmos gostaríamos de fazer a Ele. Primeiro, Nicodemos queria saber se alguém já tinha subido aos céus, depois da morte.

        Jesus é muito claro na resposta (versículo 13): "Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem". E completa (versículo 14b): "...é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nEle crerem tenham a vida eterna." Para nós, não é difícil entender o que Jesus queria dizer, pois nós já sabemos o que aconteceu com Ele. Mas para Nicodemos e as pessoas daquela época, devia ser impossível entendê-lo, pois eles não sabiam que Jesus estava falando da sua morte e ressurreição.

        A segunda pergunta, eu imagino que tenha vindo assim: "Jesus, já vi muitas vezes você pregando, e quase sempre você está advertindo e repreendendo as atitudes erradas das pessoas... Deus mandou você ao mundo para nos julgar?" E Jesus conclui (versículo 17): "De fato, Deus não mandou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele."

        Então todos nós temos salvação, independente do que tenhamos feito. Como Walmir Alencar canta em sua música: "Saiba que todo teu pecado, em toda a tua vida, é uma pequena gota que se derramou no mar da misericórdia infinita de Deus".

        A lição prática de hoje é aparentemente bem simples: aceitar a salvação que Jesus veio nos trazer. Certa vez, quando eu estudava no 1º Ano do 2º Grau (hoje chamado Ensino Médio), um amigo de sala veio conversar comigo em particular. Ele era evangélico, e queria saber se eu já tinha aceitado Jesus na minha vida. Eu respondi que "sim". Como eu já freqüentava a igreja católica desde criancinha, eu sabia que já tinha aceitado Jesus, e foi isso que eu respondi. Mas, na verdade, o que ele queria era que eu fosse para a religião dele, que eu nem lembro mais qual era. Foi então que eu fiquei pensando: quem salva é Jesus ou a igreja? Parece uma pergunta simples, mas que poderia gerar muita polêmica em certos grupos radicalistas...

        A salvação é para quem aceita Jesus e vive segundo seus preceitos. E na minha humilde opinião, a principal função da igreja é facilitar esse processo. Se Jesus não veio para condenar, quanto mais a igreja, ou determinadas religiões... Para quem se acha no direito de condenar, a reflexão de ontem é bem direta: "com a mesma medida que julgares, serás julgado".

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



2 comentários:

  1. OLÁ realmente a palavra é bem clara quando diz que não julguemos para que nao sejemos julgados ; mais eu sou evangelica e acho que a igreja é bom sim devemos congregar pois a palavra nos diz que nao devemos andar em unidade e sim um apoiando-se no outro porem cada pessoa tem sua cabeça e comunhão com Deus então nao e necessario que outra pessoas obriguem vc a fazer uma coisa que vc não quer o juizo pertence a DEUS ! agora vc quer Aceitar a JESUS? lembre-se nigúem vem ao pai se nao pelo FILHO!boa noite que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Edson,
    Sou católico, engajado nos movimentos da Igreja, concordo com vocês que não podemos nos julgar ou julgar nosso irmão, só temos um juiz é JESUS. A respeito de outras denominações religiosas, temos que respeitar, também são nossos irmãos, criados como imagem e semelhando de DEUS. Aquele que saiu da religião católica para outra denominação religiosa e disse que encontrou Jesus. É porque não teve comprometimento aqui na nossa religião.Que Deus abençoe todos vocês!

    ResponderExcluir