Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Seguir Jesus é doar-se (Mt 8,18-22) (29/06/09)

Um escriba se mostra disposto a seguir Jesus. "Respondeu Jesus: As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça."

Jesus fala que para segui-lo é necessário ser uma pessoa despojada de si mesma, sem reservas, sem apegos às coisas desse mundo, sem ser meio lá meio cá.  É o caso dos nossos sacerdotes, que morrem para si mesmo e se entregam  para continuar a missão de Jesus. Para isso é preciso ter coragem!  Não é coisa muito fácil. Pois o sacerdote olha do lado e vê as pessoas integradas  mal ou bem com suas famílias. E ele, na solidão. Eu estudei para padre. Fiz Filosofia e teologia. Ao terminar o curso de filosofia, ou seminário menor,  sofri um acidente de carro, depois que me recuperei fisicamente , eu desisti do sacerdócio por que percebi que não iria suportar o peso da solidão. Talvez eu até fosse um bom padre  se não tivesse que ser celibatário. Nós, os membros da comunidade paroquial, temos que dar todo apoio possível ao sacerdote, convidando-o para almoçar em nossa casa, ficando mais tempo em sua companhia, dando todo o carinho fraterno que ele merece e precisa para não se lembrar que é um celibatário. Porque o problema é parecido com o seguinte exemplo: A Televisão, no seu noticiário, anunciou que a partir do meio dia vamos ficar sem água por cinco dias. Que acontece na nossa mente? Ficamos com sede  na hora. Só de pensar que não terá água, além da sede, começamos a nos sentir sujos, até com coceiras pelo corpo com vontade de tomar aquele banho. É o que acontece com o seminarista. Só de saber que não poderá se casar, ele sente mais vontade de construir um a família. Outros jovens solteiros da sua idade, nem estão pensando no assunto. É igual a pessoa que mora em frente ao mar. Fica dias, até meses sem ir à praia. Ela pensa. A praia está aí mesmo, quando eu quiser, eu vou. Hoje não. Deixa para outro dia. Assim, os dias vão se passando, e aquela pessoa nem se preocupa com a praia. Ao contrário, uma pessoa que mora longe do mar, fica pensando o verão inteiro como seria bom morar perto da praia para  tomar banho de mar todos os dias!  E quando tem a oportunidade de ir ao mar, aproveita tanto como se fosse morrer amanhã. Isso é parecido com o problema do celibato. Se ele não fosse obrigatório, os seminaristas e padres não teriam nenhuma complicação com relação à solidão. Já sei que você está se preparando para mandar-me um recado dizendo que o problema da solidão é superado com a graça de Deus, e da Virgem Maria. Claro, que é. Mas não se esqueça das tentações do mundo atual que nos cercam por todos os lados. Na rua, na internet, no cinema, na televisão, até quando olho para fora pela janela do meu quarto. 

 

Sal

http://catequeseatual.blogspot.com/   

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



6 comentários:

  1. Jesus vive e viveu na simplicidade e na humildade. Suas palavras são simples e direta, clara como água e só não vê quem está sendo enganado pelo inimigo.
    Não busque que é ou quem não é, pois só Jesus é o caminho, é a verdade e é a vida. Deixe suas diferenças de lado, pois somos humanos e como humanos temos limitações. Como todas as igrejas são comandadas por humanos, logo as igrejas também estarão sujeitas a erros. Portanto, a igreja católica errou durante muito tempo, como erra até hoje, mas não deixa de ser o que é: Igreja fundada por Jesus através de Pedro.
    As outras igrejas são de Deus também, pois apontam para ele, porém com a diferença de que vieram depois.
    Não olhem materialmente, mantenham a fé, seja onde for, nos ensinamentos de Cristo.
    Amém.

    ResponderExcluir
  2. Boa reflexão. Mas penso que, em parte, ela olha para a vida do padre de uma maneira demasiadamente "humana". A solidão não é uma questão de estado de vida, mas no fundo é um dado ontológico, ou seja, o ser humano, na profundidade do seu ser, é sozinho. Pois há dentro de si um vazio que nada (nem casamento!) neste mundo pode preencher, nenhuma presença pode habitar. Só o que trascende esta vida, só que é eterno, numa palavra: Deus! Se o padre sabe lidar bem com isso e faz da sua "solidão" e do seu celibato uma ocasião de encontro com Deus, uma oportunidade para amar, o celibato não será um peso, ele não precisará do "carinho fraterno para nao se lembrar que é celibatário". Pois é belo ser celibatário, é belo ser todo de Deus, assim como também é belo casar-se, constituir família. O celibato não pode ser um peso, pois é uma forma de amar. Se o padre ama sua vocação, e acima de tudo, ama o Senhor que lhe escolheu, então a sua vida e o seu celibato será o que devem ser: um sinal do céu!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, para quem fez essa reflexão, ela está muito bonita e profunda diante do seguimnto de Jesus.... Seguir Jesus é questão de amor verdadeiro.

    ResponderExcluir
  4. Anonimo disse:
    Não tem necessidade nenhuma viver sozinho. O padre não está proibido casar-se, Deus criou o homem e mulher porque os dois se completam. Nas Escrituras, em parte alguma, Deus proibe o padre casar. Isso é norma da Igreja católica. A igreja católica coloca suas normas em igualdade a Bíblia, no mesmo patamar que a Bíblia, e isso é errado, pois a Palavra de Deus está acima de todas as coisas. As tradições do homem jamais pode ter o mesmo valor da Bíblia, porque ela é a unica regra de fé e pratica do cristão. A razão do celibato é por causa do dinheiro. O padre enquanto é padre ele tem tudo, tem dinheiro, tem carro tem casa paroquial muito bem tratada e cuidada, tem tudo, mas se deixar de ser padre, ele tem que começar do zero na sua vida, porque a igreja não o ajuda o ex-padre recomeçar a sua vida, eu acho isso uma absurdo porque é uma igreja muita rica. sabe porque proibe o padre de casar? porque quando a pessoa se casa, a mulher pela lei tem direito do seus bens, e a igreja prefere escravizar o padre a viver sozinho. E muitos padres ainda continua padres porque sabe disso, que se ele sair ele está pobre de novo e é muito difícil começar sem nada.Eu não sou católica, mas tenho muita pena dos padres porque eles não merece viver assim. Eles seriam muito mais felizes se tivesse sua esposa e seus filhos, sua família. sabe, porque Deus criou o homem não foi para viver só. Olha o que Deus disse nas Escrituras em Gn.2:18: "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só;far-lhe-ei uma adjutora(companheira ou auxiliadora) que esteja como diante dele." e o Senhor fez a mulher. eu li o comentário acima dizendo que o padre não precisa de carinho de afeto, quem escreveu isso é muito ignorante e leigo completemente da Palavra de DEUS, porque todo ser humano necessita de carinho de afeto, e para servir a Deus e entregar sua vida pra Ele, não é necessário ser sozinho. E tem mais, na Palavra de Deus diz; QUE o homem que não tem uma família , que não sabe bem administrar a sua casa não pode cuidar e administrar a casa de Deus.ITm. 3:5 diz: "porque se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?" Então o padre precisa casar-se.A igreja católica proibe por interesse próprio.Deus não quer que ninguem vive em solidão, muito pelo contrário, Deus quer e deseja que o homem viva em família ter uma vida social e feliz alegre realizado.

    ResponderExcluir
  5. Penso tambem o mesmo. A grande verdade
    eh viver o AMOR, em comunidade, familia, concretamente, homem e mulher...Ninguem ama a Deus a nao ser amando o proximo... E a mulher foi criada por Deus para ser companheira do Homem...

    ResponderExcluir
  6. A jovem ou Pe. que vive o celibato e de Livre e espontánea vontade, pois para seguir ao nosso Senhor Jesuscristo e necessario largar tudo as coisas do mundo, contruir o Roino do Ceus.....

    ResponderExcluir