Pesquisar neste blog

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Zacarias e Isabel: Deus quer precisar dos idosos (Lc 1,5-25) (19/12/07)

Zacarias e Isabel: Deus quer precisar dos idosos

        O Evangelho de hoje narra os acontecimentos que antecederam o nascimento de João Batista. São Lucas nos dá a oportunidade de conhecer os pais de João. E é sobre esse casal que nós vamos falar hoje e tentar aprender um pouco, partindo da sua história.

        Primeiro ponto importante: era um casal idoso, e ainda por cima, ela era estéril. Na palestina daquela época era costume se ter muitos filhos. Isso era um sinal de fertilidade e era considerada uma bênção de Deus. Quando um casal não tinha filhos, era como se Deus não tivesse abençoado o casal. E isso era motivo de vergonha e humilhação, principalmente para a mulher. Veja só: Deus poderia ter escolhido um casal jovem para ser a família de João Batista, mas preferiu um casal de idosos. E esse não foi o primeiro casal de idosos que Deus confiou tão grande missão... o Antigo Testamento está cheio de casos assim. Daí podemos tirar a primeira lição de hoje: para servir a Deus, idade não é desculpa! Zacarias ainda tentou se esquivar dizendo: "Mas como isso pode acontecer? Eu sou um velho, e minha mulher também..." Do mesmo jeito que muitos velhos de hoje preferem ficar no seu cantinho, com a boca aberta, cheia de dentes (ou não), olhando o tempo passar, e esperando a morte chegar... E quando eu digo "velho", não estou me referindo aos que têm idade avançada não, mas principalmente àqueles que acham que já passou o seu tempo, que já deu o que tinha que dar...

        O segundo ponto que acho importante frisar hoje é a superação de João Batista frente aos problemas que ele teve que superar desde antes do seu nascimento. Vá enumerando aí... Ser criado por pais idosos... a mãe que foi se esconder nas montanhas quando engravidou... a provável morte dos pais ainda durante a sua infância ou adolescência (já que eram idosos)... ter que aprender a se virar sozinho (por isso foi morar no deserto, e aprendeu a comer gafanhotos, mel do campo, e se vestir com a pele de animais)... João Batista tinha tudo pra ser um coitadinho, mas aprendeu a superar as dificuldades desde pequeno. Provavelmente, pelos pais serem idosos, ele passou a ajudá-los nos afazeres da casa desde que aprendeu a andar... Isso, para uma criança, poderia ser traumatizante, mas João não se deixou abater por nada. Como já dizia Padre Léo, "João Batista foi um trator de esteira: veio aplainar o terreno pra Jesus!"

        A mensagem de hoje é de incentivo, de ânimo! Não se deixar abater pelas dificuldades, e enfrentar os obstáculos! ÂNIMO!!!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



2 comentários:

  1. Como conviver com o idoso

    Ivone Boechat (autora)

    1- Nunca pergunte a um idoso: qual é o segredo de viver tanto assim? Porque a pessoa não vai lhe convencer ou vai dizer que não sabe a resposta. Quem vai adivinhar como se vive anos e anos, com tanta virose, corrupção, mentira, tapeação, bala perdida, exploração... ruindade!
    2- Nunca telefone ou visite um idoso entre 12:00h e 16:00h. TODO idoso gosta de descansar nesse período sagrado.
    3- Jamais conte um problema ao idoso. Ele vai poder ajudar? Também não seja o problema do idoso: é covardia. Ele não vai ter como se defender.
    4- Nunca interfira na decisão do idoso: se ele decidiu ser enterrado ou cremado. Não fique reclamando do preço da cremação, do túmulo..Nem fique agourando e perguntando o que a família deve escrever por cima do túmulo.
    5- Nunca diga ao idoso: essa história você já me contou dez vezes. Diga a ele que a história é interessante e o ajude a resumi-la. Ele vai entender que a história é conhecida!
    6- Não estimule o idoso a se lembrar de um fato que lhe cause sofrimento. Desvie sempre a tristeza para o lado bom de tudo.
    7- Não explore a disponibilidade do idoso, lembre-se que ele já trabalhou muito e hoje não tem mais resistência, saúde e vigor para tomar conta de problemas e cachorros... dos outros. Deixe em paz o cartão bancário com o pagamento da minguadíssima aposentadoria. Vai à luta!
    8- Mude o canal da TV quando o assunto é desgraça!
    9- Ao visitar o idoso, leve algo que lhe faça bem à saúde: boa conversa, estímulos, boas notícias... palavras cruzadas, linha para crochê... uma fruta que ele possa consumir... um livro. Nas festas de aniversário e Natal, seja criativo! Chega de tanto pijama e chinelo.
    10- Lembre-se: a pessoa idosa tem todo direito à felicidade e não vai ser você que vai atormentar os derradeiros dias da vida de ninguém. Exercite a gratidão, o perdão, a solidariedade e chega de despejar lixos de traumas, tristezas antigas e carências na caçamba que a vida cismou de colocar na porta de quem lutou tanto para resistir às intempéries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivone, em tão pouco espaço você conseguiu sintetizar tudo sobre o idoso. Interpretando cuidadosamente o seu texto, percebi que não se faz necessário nenhum acréscimo. Parabéns!!!!

      Excluir