Pesquisar neste blog

domingo, 30 de dezembro de 2007

O exemplo da Sagrada Família (Mt 2,13-15.19-23) (30/12/07)

O exemplo da Sagrada Família

        Neste domingo, dia da Sagrada Família, o Evangelho nos traz dois aspectos singulares da família de Jesus: a fé e a obediência.

        É natural que, ao falarmos da Sagrada Família, olhamos para ela como um exemplo de família perfeita. Todas as qualidades de um pai perfeito estão em José; as qualidades de uma mãe perfeita estão em Maria; e as qualidades de um filho perfeito estão em Jesus. Mas hoje o Evangelho se concentra na figura do pai da família. Sendo assim, qual a característica mais marcante que José nos transmite, de acordo com a narrativa de hoje? A fé e a obediência a Deus.

        José foi um homem que ficou marcado na Bíblia como um sonhador. Ele sonhava, acreditava e obedecia imediatamente. Agora pense um pouco: Quantos sonhos quase reais você já teve? Inúmeros, com certeza! Todos têm. E, ao acordar, mesmo lembrando o que sonhou, não dá tanta importância... Mas José sonhava, acordava no meio da noite, e obedecia imediatamente! Isso é que é fé e obediência! Certamente, Jesus aprendeu essa fé e obediência do seu pai terreno: São José. Como é bonito e exemplar, para um filho, ver que seu pai também é obediente a DEUS e ao seu PAI TERRENO. E da mesma forma, como é contraditório quando um pai exige a obediência e o respeito do seu filho, mas não obedece nem respeita o seu próprio pai.

        Para quem desobedece e desrespeita seus pais, o maior castigo (ou a maior lição) é quando chegam os seus próprios filhos. Como conseguir a obediência quando não é pelo respeito e admiração? Só tem um jeito: pela imposição e pelo castigo. O que vai fazer com que os filhos desejem (ardentemente) sair da casa dos pais o quanto antes.

        Portanto, pais: sejam exemplo de carinho, obediência e respeito. Assim, vocês conseguirão fazer com que seus filhos obedeçam e respeitem vocês não por medo, mas por admiração. E filhos: sejam obedientes como Jesus foi obediente a Maria e José, respeitem, amem, e aprendam pelos bons e maus exemplos, para serem pessoas melhores a cada dia.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário