Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Quem tem ouvidos... Ouça (Mt 11,11-15) (13/12/07)

"Quem tem ouvidos, ouça."

        Refletindo sobre o Evangelho de hoje poderemos chegar a algumas certezas... Primeira: Quer ser grande neste mundo? Prepare as pessoas para o Reino dos Céus, assim como fez João Batista. Segunda: Uma vez que você faça parte do Reino dos Céus, você será maior que João Batista, porque o menor do Reino dos Céus será maior que o maior homem deste mundo.

        A última frase deste Evangelho é desafiante: "Quem tem ouvidos, ouça." Ouvir o quê??? A última frase antes dessa é: "Ele é o Elias que devia voltar." Todo o povo judeu esperava o Elias, o mensageiro que Deus iria enviar para anunciar a vinda do "Ungido de Deus". Na época que Jesus falou essas frases, ainda não havia se revelado, pode prestar atenção... No versículo 11 de Mateus, Jesus ainda não havia revelado que era O Enviado de Deus. Até este momento Ele havia realizado muitas curas. E mesmo quando João Batista, preso, enviou seus discípulos para perguntar se Jesus era mesmo o Messias, Jesus não afirmou categoricamente que era... mas disse aos discípulos de João que vissem suas obras e dissessem isso a João. Como conhecedor da Palavra, João Batista sabia que esses eram os sinais que os profetas do Antigo Testamento haviam dito sobre o Salvador do mundo.

        Portanto, quando Jesus disse "Quem tiver ouvidos, ouça", foi para aqueles que estavam com Ele, naquele momento, soubessem que não deveriam continuar esperando por outro, mas que deveriam perceber que estavam diante da concretização da Promessa de Deus!

        Como é triste quando encontramos pessoas que não acreditam que Jesus é o verdadeiro Salvador... A história que vem a seguir é um breve relato de um judeu, que conta como um jovem soldado foi um verdadeiro João Batista para ele... Que o que aconteceu com ele, um dia aconteça com as pessoas que não acreditam, que não gostam, ou até aos que odeiam Jesus...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário