Pesquisar neste blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Onde você está construindo a sua 'casa'? (Mt 7,21.24-27) (06/12/09)

Onde você está construindo a sua "casa"?

        Antes de começar a ler a reflexão de hoje, eu gostaria de propor uma dinâmica... Coloque os seguintes itens em ordem de importância na sua vida HOJE (seja sincero/a): esposo(a) ou namorado(a); filhos(as); pai e mãe; amigos; trabalho; Deus; igreja; estudos; lazer (incluindo TV e internet); caridade; saúde; seu passado; seu presente; seu futuro.

        Difícil, não é? Vamos simplificar... Faça duas listas: uma de como você considera que seria o ideal; e outra de como estão ordenados esses itens HOJE na sua vida. Se você for honesto, vai perceber que as duas listas ficaram um tanto quanto diferentes... Por mais que você se esforce para fazer a segunda lista ficar parecida com a primeira, SEMPRE vai ter algo a melhorar. Sabe por quê? Porque somos limitados.

        Nesta minha caminhada, já tive oportunidade de conversar com muitos jovens e adolescentes que tinham problemas de diversos tipos. Mas neste final de semana eu me deparei com uma pessoa que afirmou que não tinha nenhum problema. Nem em casa com a família, nem no trabalho, nem nos estudos, nem nos relacionamentos... nada! Fiquei pensando... isso é possível? Talvez o problema dela seja tão grande que ela não consiga (ou não queira) enxergar. Não chegou nem ao primeiro passo para se tornar uma pessoa melhor: reconhecer onde pode melhorar.

        É claro que à medida que abrimos a nossa vida, expomos nossas fragilidades. Só que algumas pessoas não se permitem expor seus pontos fracos. Como se isso fosse torná-la inferior... No fundo, no fundo, isso é o que a psicologia chama de "medo de não ser amado". Sabe qual o maior perigo daqueles que escondem seus pontos fracos por medo de não serem amados? É que essas pessoas depositam todas as suas expectativas no que as outras pessoas irão pensar a respeito dela. E acabam construindo sua casa sobre um alicerce de mentiras e omissões... É difícil admitir isso, mas cada vez que colocamos algo ou alguém acima de Deus na nossa lista de prioridades, estamos construindo a nossa casa sobre um alicerce instável. Ora, pense comigo: seus pais são humanos, então não são infalíveis, e irão morrer um dia; seus filhos(as) não viverão para sempre sob suas asas (ou pelo menos não deveriam!); seu cônjuge ou namorado(a) e seus amigos são passíveis de falhas (assim como você também é); sua saúde um dia vai falhar; seus estudos e trabalho são o reflexo dos seus valores, da sua essência, ou seja, de como você permite que Deus direcione os seus pensamentos e atitudes.

        Quer construir a sua casa sobre a rocha? Construa sua trajetória de vida com os valores ensinados por Jesus, dos quais o principal é o AMOR, a Deus, a si mesmo e ao próximo. Se você está construindo sua trajetória de vida sobre qualquer mentira, por menor que seja, vai viver com medo de um vento mais forte, ou uma tempestade... Não viva com esse medo... Quem te ama DE VERDADE vai continuar contigo mesmo sabendo das suas imperfeições, e vai te ajudar a ser uma pessoa melhor.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário