Pesquisar neste blog

sábado, 22 de dezembro de 2007

Magnificat (Lc 1,46-56) (22/12/07)

O Magnificat

        No Evangelho de hoje, Maria entoa este cântico reunindo várias passagens do Antigo Testamento, confirmando o seu conhecimento da Palavra de Deus.

        "A minha alma engrandece o Senhor, e o meu Espírito se alegra em Deus, meu Salvador." Conforme o anjo Gabriel havia lhe dito para se alegrar, esta foi a sua resposta. A alegria de Maria engrandece o Senhor, porque a sua alma passa a fazer parte do próprio Deus, e dentro dEle, ela se alegra junto. É um ciclo de alegria que gera mais alegria!!!

        "Porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada." No mesmo versículo, Maria fala da sua pequenez, e logo em seguida já acrescenta que mesmo pequena e humilde, todas as gerações darão graças a Deus por ela, a começar por Isabel, sua prima, que foi a primeira a bendizê-la.

        "Porque o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo." Maria sabia que seria lembrada por todas as gerações devido às grandes coisas que Deus tinha feito por ela, e se não fosse por isso, ela seria uma mulher igual às outras. Essa é uma lição para quem acha que tudo o que conseguiu foi fruto exclusivo do seu trabalho, e esquece de agradecer e reconhecer o papel que Deus teve na sua vida...

        "E sua misericórdia se estende de geração em geração a todos os que o temem." Desde antes de Maria até os dias de hoje, e vai continuar sendo assim: quem confia no Senhor e deposita nEle seus projetos, já é um vitorioso, porque tem a bênção e a misericórdia de Deus.

        "Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes." Deus mostrou sua força trazendo o seu Filho ao mundo não pelos soberbos de coração, ou pelos poderosos, mas por uma humilde e pobre serva. É o Deus imenso que se revela nos pequenos gestos. Os soberbos se confundem com isso, e não entendem...

        "Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias." Por isso que tantos ricos não gostam nem de ouvir falar em Deus, igreja, Bíblia... porque não encontram um amparo para justificar a sua ganância e apego aos bens materiais. Por isso acabam fundando igrejas que formulam novas interpretações para a Palavra de Deus, para se sentirem menos culpados...

        "Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre." Deus prometeu a Abraão uma descendência tão numerosa quanto as estrelas do céu, e prometeu a Davi que o Salvador viria de sua descendência. Maria lembrou essa promessa de Deus, sinal que também lembraria das outras promessas de libertação que viriam por meio do seu Filho.

        O Santo Papa João Paulo II também escreveu sobre o Magnificat. Para quem quiser se aprofundar, clique neste link: No Magnificat Maria celebra a obra admirável de Deus.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário