Pesquisar neste blog

sábado, 28 de junho de 2008

Fé, Humildade e Sabedoria: também podemos ter (Mt 8,5-15) (28/06/08)

FÉ, HUMILDADE E SABEDORIA: TAMBÉM PODEMOS TER

O evangelho de hoje nos remete a um dos maiores exemplos de fé, humildade e sabedoria. Um oficial romano, tendo piedade de um de seus empregados que encontrava-se doente em sua casa, suplicou a Jesus que o curasse.

Jesus, possivelmente, já estava acostumado com o povo que o seguia acreditando nele apenas por terem visto algum milagre, ou por terem sido curados. Diante de tantos exemplos de pouca fé, Ele prontamente disse ao romano que o curaria. Entretanto, Jesus não esperava encontrar em um estrangeiro, tamanha fé, demonstrada nas palavras do oficial: "Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado."

O romano sabia que Jesus era capaz de realizar este milagre. Além da fé, destacam-se também a humildade e a sabedoria, pois ele suplica pelo empregado e apesar de ser oficial (provavelmente rico) e ter muitos escravos, sente-se indigno de receber "O Mestre" em sua casa. A sabedoria é percebida quando ele utilizou uma situação vivenciada por ele, sua rotina, para exemplificar o poder de Jesus sobre todas as coisas: "Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem; e digo a meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz". "

Todas estas palavras fizeram Jesus surpreender-se e dizer aos seus seguidores: "Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes".

Logo depois Jesus manda o oficial para casa e revela que a fé dele salvou o empregado. Jesus cura também a sogra de Pedro e várias outras pessoas levadas a Ele. Assim cumpre-se a escritura de Isaías que diz: "Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades".

        Lendo o evangelho de hoje, me recordei que nas inúmeras vezes que me sinto indigna da comunhão (receber Jesus em minha casa/meu corpo), posso nesta frase da missa: " Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e eu serei salva" trabalhar minha fé e comungar em Espírito. E que a nossa fé possa salvar outras pessoas e que possamos sempre buscar a santidade, para que Jesus possa nos visitar, sem estarmos constrangidos.

 

Manuele Jardim Pimentel

manuelejp@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário