Pesquisar neste blog

terça-feira, 19 de agosto de 2008

A questão não é ser pobre... mas ser LIVRE (Mt 19,23-30) (19/08/08)

A questão não é ser pobre, mas ser LIVRE!

        No Evangelho de hoje, Jesus fala que dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. Pouco depois, Pedro faz uma pergunta bastante coerente: "E nós, que deixamos tudo para te seguir... Que haveremos de receber?" A resposta de Jesus parece até contraditória: Jesus promete tronos, para julgar as 12 tribos de Israel. Jesus está falando de poder, que é a linguagem que os discípulos entendiam naquele momento... Será que alguém que abre mão do poder e do dinheiro neste mundo, espera receber poder no Reino dos Céus?

        Sabemos que tanto é possível para um rico entrar no Reino dos Céus, como também é possível que um pobre não entrar. Entenda-se rico e pobre, aqui, apenas no que trata de condição financeira. Pois nem é impossível ao rico ser caridoso, nem é impossível ao pobre ser materialista. Falemos em exemplos práticos: Você deseja algo que é de outra pessoa? Você usa muito as palavras "eu" e "meu/minha"? Você acha que não conseguiria viver sem algum de seus objetos pessoais? Se alguma dessas perguntas te tocou, não perca a oportunidade de refletir a respeito... Nós sabemos o quanto é difícil mudar, mas começando com pequenos gestos voluntários é possível se libertar dos apegos.

        A maior dificuldade para um rico entrar no Reino dos Céus é que para entrar lá, não se pode levar bagagem nenhuma! Nada!!! E quem já vai praticando esse desapego aqui nesse mundo, tem total liberdade para, no dia de sua morte, dizer: "Daqui eu não quero levar nada, a não ser o AMOR que cultivei."

        Ao fim de suas vidas, certamente os discípulos entenderam que não precisavam de PODER no Reino dos Céus, mas sim de AMOR... O Amor que nos torna unidos, apesar de todas as diferenças...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

2 comentários:

  1. Jailson,
    achei que foste muito feliz principalmente no título de sua reflexão. Falta-me libertadade em diversas ocasiões em que sou chamado a dar minha adesão pessoal ao projeto de Deus em minha vida! A riqueza de que nos fala Jesus no Evangelho de Mateus tem a ver justamente com os obstáculos que ela pode causar na vida de uma pessoa que tensiona confiar em Deus em primeiro lugar. Somos, por nossa própria natureza, como que arrastados a fazer o que nós achamos melhor, a tomar atitudes que nos são mais favoráveis, a agir antes de consultar nosso Pai Celeste e não é esse o comportamento esperado de um servo. O servo faz o que manda o seu Senhor e é preciso muita liberdade pra conseguirmos essa façanha; é preciso muito mais coragem pra deixar-se guiar do que para ser o próprio guia assim como é preciso ser muito mais homem para dar a outra face do que para revidar uma agressão. Essa é a mudança, a conversão, que Jesus exige de seus seguidores. O fato de Jesus ter mandando Pedro guardar sua espada depois de ter cortado a orelha do soldado romano no Jardim das Oliveiras, tem muito a ver com tudo isso. Deus nos quer livres de todas as amarras de nosso ego para poder fazer em nós a obra que Ele deseja. Esse é um exercício diário que começa com a súplica ao Espírito Santo e com nossa vontade de levarmos nossa vida guiados pela Palavra dEle. Parabéns a todos que têm essa coragem! A você, Jailson, em primeiro lugar!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo Humberto..
    É uma alegria muito grande receber seus comentários..
    Quem dera alcancemos esse estágio de desapego e liberdade que Jesus quer de nós...
    Obrigado pelas palavras... E quanto a ser primeiro, Jesus termina esse evangelho dizendo que os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros.. Não sei onde vou me encaixar aí, mas lá pelo meio da fila já estaria bom pra mim.. hehehehhehe
    Grande abraço, meu irmão!

    ResponderExcluir