Pesquisar neste blog

domingo, 13 de janeiro de 2008

O Batismo de Jesus (Mt 3,13-17) (13/01/08)

O Batismo de Jesus (e o nosso)

        Hoje a igreja celebra o Batismo de Jesus, e alguns aspectos são marcantes para a nossa reflexão. Primeiramente, precisamos ter uma boa idéia do que seja o Batismo.

        Batismo é o primeiro dos Sacramentos da nossa igreja católica. Ao pé da letra, batismo significa imersão. Na simbologia da nossa igreja, o batismo é o ato que nos transforma de criaturas em filhos de Deus. Por tradição, é feito quando ainda somos bebês de colo, já que se temia que as crianças morressem antes de serem batizadas e não fossem consideradas filhas de Deus, e conseqüentemente não irem para o céu. Quando já estamos mais crescidos, "conscientes" dos nossos atos, recebemos o Sacramento da Confirmação (ou Crisma), no qual afirmamos ter plena consciência da nossa filiação divina, bem como da nossa responsabilidade advinda dessa filiação.

        Na época de Jesus, o Batismo era realizado na idade adulta, e significava algo que eu gostaria que cada um de nós parasse um pouco para refletir: a purificação dos pecados. Lembre-se que as pessoas iam a João Batista para se confessar e receber o batismo. Veja que simbologia interessante... A pessoa confessava os pecados, e se dirigia para o Rio Jordão, onde era mergulhada por João Batista. Era como se fosse um RENASCIMENTO! Observe: O mergulho lava a sujeira física, e leva a pessoa de volta ao ventre da mãe (onde também estávamos mergulhados no líquido amniótico), que é o lugar onde ninguém tinha pecado. Da mesma forma que nascemos sem pecado, ao renascermos pelo Batismo, também nascemos limpos de qualquer pecado, e preparados para uma VIDA NOVA! Então...

        Por que Jesus foi se batizar? Ele não tinha nenhum pecado! Já era o Filho de Deus! Ele foi se batizar para nos dar o exemplo! Se até Ele se fez humilde a ponto de se colocar na fila dos pecadores, quem somos nós para nos acharmos perfeitos? Ao ser batizado, Jesus começou uma nova etapa da sua vida, e Ele parou de dizer que ainda não era a sua hora. A partir do Batismo, Jesus começou a sua peregrinação pela Palestina, para anunciar a chegada do Reino dos Céus.

        Neste início de ano, somos todos convidados a começar, junto com Jesus, uma nova etapa nas nossas vidas. Devemos nascer de novo, no Batismo da água e do Espírito, para fazer desse ano, O Ano do re-início da nossa vida.

 

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Um comentário:

  1. Jailson Ferreira, a Paz de Jesus e o Amor de Maria! Desejo com muita caridade pedir que o sr. reflita sobre três afirmações feitas no texto acima: 1 - "Na SIMBOLOGIA da nossa igreja, o batismo é o ato que nos transforma de criaturas em filhos de Deus". [A Igreja Católica afirma que pelo batismo nos tornamos filhos de Deus realmente na ordem da graça, pois o somos por natureza. Não utilize a palavra símbolo pois o símbolo reme a algo, mas não é esse algo]. 2 - "Da mesma forma que NASCEMOS SEM PECADO, ao renascermos pelo Batismo, também NASCEMOS LIMPOS DE QUALQUER PECADO, e preparados para uma VIDA NOVA!". [Sinto lhe dizer mas isso que for afirmado é uma heresia e uma contradição nos termos. Primeiro porque nós nascemos com o pecado original, e segundo porque se não temos pecado ao nascer somos lavados de que pecado?] 3 - "Ao ser batizado, Jesus começou uma nova etapa da sua vida, e Ele parou de dizer que ainda não era a sua hora". [Essa informação não condiz com a Verdade pois logo de pois de Jesus ser batizado e depois tentando no deserto Ele estava com sua Mãe a Santíssima Virgem Maria nas bodas de Cana, e lá Ele afirmou que ainda não havia chegado a sua hora]. Não me leve a mal, mas meus comentários são para ajudá-lo a proclamar sempre a verdade da palavra de Deus, que nos liberta (Jo 8, 32).

    ResponderExcluir