Pesquisar neste blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O tempo da parusia (Mt 24,42-51) (27/08/09)

Este texto fala sobre a nova vinda de Jesus à terra, que denominamos "parusia". Muitos são os relatos sobre isso, nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), que evidenciam uma vinda repentina, gloriosa, cercada por anjos, uma aparição esplendorosa e  precedida por sinais nos céus.. Entretanto, ninguém conhece a hora, nem mesmo o Filho do Homem, Aquele que virá. É um segredo que o Pai reservou para si mesmo.

Como o tempo da parusia é indefinido, Jesus adverte seus discípulos, e a nós, que a única atitude apropriada é a vigilância constante, estar sempre prontos para essa hora. Essa atitude é ainda mais reforçada pela história do dono da casa, que se soubesse quando o ladrão ia chegar, vigiaria naquela hora. Mas, como o ladrão que age à noite, sem avisar, Ele virá sem aviso prévio e a única forma de estar preparado é vigiar constantemente.

Continuando seu ensinamento, Jesus conta a parábola dos dois servos, onde compara a vigilância com a falta de vigilância. Vigilante, é o servo fiel, prudente, cumpridor do seu dever. O servo mau, aproveitando-se da ausência prolongada do senhor, maltrata os outros servos e desperdiça seu tempo com prazeres frívolos. É certo que um dia o senhor chegará e quando isso acontecer, o servo bom será generosamente recompensado, enquanto que o servo mau, será castigado. A lição que Jesus nos dá, é que a vigilância constante será recompensada, e a falta de vigilância será castigada, quando o Filho do Homem vier.

 

Maria Cecília

mc_kairos@yahoo.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário