Pesquisar neste blog

domingo, 6 de julho de 2008

À procura de paz e descanso? Vinde. (Mt 11,25-30) (06/07/08)


À PROCURA DE PAZ E DESCANSO?

VINDE!


 

Caríssimos,

        depois do discurso missionário (cap. 10) o evangelista, nos capítulos 11 e 12 irá explorar através de perícopes de entonação sapiencial o confronto entre Jesus, a Sabedoria personificada, e a Lei. O fio condutor desta sessão parece ser a crescente hostilidade dos mestres da Lei contra Jesus. Seu comportamento independente diante das normas judaicas, seu situar-se acima da Lei de Moisés, sua tolerância para com os pecadores e seu interesse premuroso pelos pobres e marginalizados contrastam com o rigorismo dos fariseus e com a expectativa comum de um Salvador poderoso que viria libertar Israel de todos os seus opressores, cheio de glória e majestade (veja primeira leitura). É de extrema importância termos clara essa idéia para bem entendermos o trecho do Evangelho de hoje.

        Naquele tempo, os escribas (caras que dominavam a escrita), fariseus (grupo religioso seguidor rigoroso da lei mosaica) e os mestres da Lei (exímios conhecedores da lei, como nossos advogados atualmente) consideravam-se a nata do povo de Israel. Em seu pensamento o "resto" do povo estava afastado de Deus por não conhecer a Lei e por não obedecê-la como eles a obedeciam. Jesus é absolutamente contrário a esse pensamento e com suas atitudes começa a incomodar essa gente. Na escola de Jesus não é necessário ser doutor ou bom conhecedor da Lei, nem justo, nem santo, nem praticar um a um dos 613 mandamentos a que todo judeu estava sujeito. Sim, você leu certo: 613! Aqui você começa a entender as palavras de Jesus:

 

"Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

 

Na escola de Jesus as lições são mais suaves porque o Mestre ajuda a carregá-las ao contrário dos fariseus e escribas que "atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens, entretanto eles mesmos nem com o dedo querem movê-los!" (Mateus 23:4). Santo Agostinho comenta: "Qualquer outra carga te oprime e esmaga, mas a carga de Cristo alivia-te o peso. Outra carga qualquer tem peso, mas a de Cristo tem asas. Se a um pássaro lhe tiras as asas, parece que o alivias de seu peso, mas quanto mais lhe tiras este peso, tanto mais o atas à terra. Vês no solo aquele que quiseste aliviar de um peso; restitui-lhe o peso de suas asas e verás como voa" (Sermão 126).

Um dos elementos constituintes da dominação é a opressão. E a opressão se dá quando te obrigam a fazer uma coisa ou viver de uma maneira, alheia à sua vontade, cerceando sua liberdade. Mas cuidado! engana-se quem pensa que essa opressão só acontece de maneira escancarada, facilmente detectável, como em casos de abuso de poder, por exemplo. Seria muito bom se assim fosse, mas não é! Há uma forma de opressão muito poderosa usada em larga escala, sorrateira e ardilosa como o demônio, que nos ilude e inebria, baseada na tríade PODER-TER-PRAZER. Hoje, não estamos oprimidos por 613 prescrições e por alguém que só nos joga pra baixo dizendo que somos pecadores e não temos salvação porque não cumprimos ao pé-da-letra cada uma dessas prescrições, como no tempo de Jesus. Contudo, há um forte poder à nossa volta, repleto de apelos, quem enreda e sucumbe àqueles que não têm o coração aberto à palavra do Mestre. Comece a refletir sobre as propagandas que você assiste na TV. Todas, mas todas mesmo, te colocam numa posição de necessitado diante de determinado produto ou serviço e no fundo a mensagem é sempre a mesma: pra você ser feliz, você precisa ter isso...! Essa é a sensação do TER! Ter vale mais do que ser! Outras, depois de apresentarem o produto completam com um belo VOCÊ PODE! Essa é a sensação do poder! EU POSSO TUDO e comigo ninguém pode! E por trás de tudo isso está um ser humano cheio de necessidades insatisfeitas, na busca por algo que lhe DÊ PRAZER, que lhe satisfaça todos os seus anseios. Você percebe do que o mundo é capaz? É capaz de te deixar cego! É capaz de te tirar o raciocínio, a ponto de você não conseguir segurar-se diante de um produto qualquer! É capaz de te tirar a liberdade, tornando-te um escravo das coisas! É capaz de te enfiar num buraco sem fundo de dívidas para satisfazer um capricho ou para te dar status, fugaz reconhecimento. Aliás, alguém disse uma vez que STATUS É COMPRAR O QUE VOCÊ NÃO PRECISA, COM O DINHEIRO QUE VOCÊ NÃO TEM, PARA MOSTRAR A QUEM VOCÊ NÃO CONHECE O QUE VOCÊ REALMENTE NÃO É!

        Irmão, irmã, se você está nessa situação ACORDE! Não são as coisas que te dão valor ou fazem você ser aceito! Você tem um valor inestimável em si mesmo! Tens tanto valor que nosso Deus, desceu do céu e se fez homem, sofreu e morreu em teu lugar para que você tivesse a possibilidade de ser livre! Veja como seu fardo é pesado querendo impressionar os outros, trabalhando como louco para comprar o melhor carro, para vestir um jeans de R$ 1.200,00, para esnobar seu colega de faculdade. Que pobreza de espírito! Jogue esse peso fora e tome o peso de Jesus, um fardo muito mais leve porque é baseado no SER e não no ter. Se continuares vivendo assim, segundo a carne, morrerás! Irmãos: "Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós!" (Rm 8,9). Se ainda não tens essa certeza, peça o auxílio do Senhor e diante dele faça votos para viver sob sua LEI e não sob a observância cega do consumismo capitalista. Só assim encontrarás descanso. Não em boates, não no carnaval, não em noitadas, não na bebida ou nas drogas, não no dinheiro fácil, não na prostituição, porque nada disso é capaz de preencher a insatisfação de seu coração. Milhões são aqueles que percorrem o mundo inteiro atrás de sossego e não encontram. Não encontram porque procuram nos lugares errados. Escute a voz do Mestre: Vinde a mim e aprendei comigo e encontrareis descanso...

 

        VENHO A TI SENHOR, COM GRATIDÃO, POIS FIZESTE A MARAVILHA DE ABRIR MEUS OLHOS. AGORA PERCEBO QUE NADA PODE ME SATISFAZER PLENAMENTE A NÃO SER A TUA PRESENÇA. SEM A TUA MÃO NÃO POSSO ANDAR, SEM O EU AMOR NÃO POSSO VIVER. MANIFESTA-TE ATRAVÉS DE MIM E POR MIM SEJAS EXALTADO NO CÉU E NA TERRA PARA QUE OUTROS, VENDO A TRANSFORMAÇÃO QUE OPERASTE EM MINHA VIDA, RENDAM-SE TAMBÉM À TUA LEI, SUAVE, MANSA E HUMILDE: LEI DO AMOR. AMÉM!

 

Humberto Selau Inácio

humberto@ciser.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

  

CURIOSIDADE: O judaísmo tem como elemento constituinte da sua crença 613 preceitos, que representam a regra de vida que deve seguir cada um para realizar o seu papel de judeu. Esse número é tirado da própria Torah, os 5 primeiros livros da Bíblia. Desse número, 365 são mandamentos negativos, proibições (mitzvot taaseh) e 248 são prescrições, mandamentos positivos (mitzvot aseh). Os mandamentos positivos, as prescrições, obrigam o judeu a realizar determinada ação, tal como a cricunsição do menino. Os negativos, invés, proibem certos comportamentos, tais como usar, contemporaneamente, roupas feitas com linho e lã.

Para ver a lista completa acesse:

http://www.angelfire.com/ok5/lisboa5764/Os_613_mandamentos.htm

 


Não posso viver sem ti

Ministério Intimidade


 

Venho a Ti, Senhor, com gratidão
Pois Tu tens feito maravilhas
Grandes são teus feitos em toda a Terra
E em toda a minha vida viestes reinar

Pois eu sei, Senhor, dependo de Ti
Sem a Tua mão não posso andar
Sem o Teu amor não posso viver

Senhor, não posso viver sem Ti
Senhor, manifesta-Te através de mim
Seja, Cristo Senhor, exaltado em mim
Exaltado nos céus e exaltado na terra

Senhor, não posso viver sem Ti
Senhor, manifesta-Te através de mim
Seja, Cristo Senhor, exaltado em mim
Exaltado nos céus e na Terra

Não quero dar lugar às minhas razões
Nem apropriar minha vontade à Tua
Mas Te entrego, Senhor
O controle de toda a minha vida.

 



Humberto Selau Inácio
humberto@ciser.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário