Pesquisar neste blog

segunda-feira, 24 de março de 2008

E o boato se espalhou até os dias de hoje... (Mt 28,8-15) (24/03/08)

"E o boato se espalhou até os dias de hoje..."

        Todos nós sabemos que a mentira, a fofoca e os boatos são capazes de provocar males incorrigíveis... Mas de todos os boatos, não houve nenhum mais grave do que esse narrado no Evangelho de hoje: os soldados que guardavam o sepulcro de Jesus dizerem que, enquanto dormiam, os discípulos roubaram o corpo de Jesus. Fico imaginando se esse boato não tivesse existido... Muitos judeus teriam acreditado em Jesus, e não haveria tanta discórdia entre judeus e cristãos, pois seríamos um só.

        Mesmo assim, os judeus tiveram o livre arbítrio de duvidar da versão contada pelos guardas, afinal, seria difícil acreditar que todos os guardas dormissem na entrada do sepulcro e ninguém conseguisse acordar enquanto os discípulos removiam uma pedra enorme que lacrava a entrada do sepulcro. Convenhamos que esta é uma história muito mal contada e que só acreditaria nela quem realmente tivesse medo de duvidar das autoridades religiosas da época ou quem se beneficiaria com essa mentira tão descarada.

        Fica a lição para nós: um boato foi capaz de mudar o rumo da história, fazendo com que várias gerações de judeus fossem castigadas. Então... antes de contar aquela "mentirinha inofensiva" para amenizar a sua situação, lembre-se que ela pode se tornar uma "bola de neve" e voltar-se contra você mais cedo ou mais tarde... Fique sempre do lado da verdade... Por mais que ela seja dura para você, seus filhos, netos, bisnetos... agradecem.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Um comentário:

  1. Se nos é tão fácil disseminar o que não presta através de boatos sem fundamento, porque não aproveitarmos o tempo para falar sobre o que é realmente verdade? Irmãos, nos esforcemos em anunciar a Ressurreição de Jesus. E a melhor maneira de fazer isso é com nossas atitudes! Diz os Atos dos Apóstolos que em Antioquia foram chamados pela primeira vez de cristãos os que seguiam a Jesus (Atos 11,26). Por quê? Porque viviam de tal modo que todas as pessoas percebiam que estavam trilhando os mesmos passos de Jesus, tendo as mesmas atitudes dEle. Antes de partilharmos o que não temos certeza, o que ouvimos dizer, o que estão falando por aí, nos interessemos em buscar a Verdade e encontrando-a, partilhemos com todos que estão ao nosso redor! CRISTO RESSUSCITOU, VERDADEIRAMENTE RESSUSCITOU!

    ResponderExcluir