Pesquisar neste blog

domingo, 2 de março de 2008

Transformando a cura em milagre (Jo 9,1-41) (02/03/08)

Transformando a cura em milagre

        O Evangelho desse domingo engloba todo o capítulo 9 de João, que narra a cura do cego de nascença e os acontecimentos que se sucederam à cura. Vários pontos poderiam ser refletidos:

- A crença vigente na época (e que persiste ainda hoje) de que a doença é o castigo pelo pecado da pessoa ou de seus pais (no caso das doenças de nascença);

- Jesus procurava ver TODAS as situações como uma oportunidade para mostrar a graça de Deus;

- O processo de cura e suas particularidades;

- A mudança de vida do cego;

- A cegueira dos fariseus e mestres da lei;

- A divindade de Jesus.

        De todos esses pontos, escolhi falar hoje sobre a mudança de vida do cego. Fiquei pensando como seria a vida de um homem que já nasceu cego na época e região em que Jesus viveu. Devia ser um peso para os pais e para a sociedade... Não é dita a idade dele, mas pela resposta que seus pais deram aos fariseus, deduz-se que ele já era adulto. Outra particularidade que podemos deduzir é que ele era mendigo e devia ter uma aparência repugnante, já que não podia se ver no espelho. Para se curar, ele teve que fazer a parte dele: ir à piscina de Siloé e lavar-se. Jesus poderia ter levado o cego, ou pedido para alguém levar, mas não! "Vai, lava-te na piscina de Siloé." O cego teve que acreditar na cura. Se não acreditasse, ou não quisesse ficar curado, só precisava desistir diante desse obstáculo. Mas ele foi! Quando chegou na tal piscina, ele deve ter lavado e esfregado os olhos como nunca fez antes, até limpar o lodo com o qual Jesus ungiu seus olhos, e toda a sujeira que obstruía sua vista. Quando limpou, que conseguiu enxergar pela primeira vez na vida, deve ter olhado para ele mesmo, e visto como ele estava horrível! Já que estava na piscina, deve ter aproveitado para tomar um banho de verdade!

        Na volta para a cidade, as pessoas mal reconheceram o ex-cego. Ele estava diferente. Quando foi chamado diante dos fariseus, ele foi seguro nas respostas! Não teve medo de ser expulso, como seus pais tiveram. Ele sabia que havia encontrado alguém por quem valeria a pena enfrentar os fariseus. Mas a cura do ex-cego ainda não estava completa. No final do Evangelho, ele se encontra com Jesus, e é nesse momento que a sua cura se transforma em milagre autêntico: quando ele se prostra e adora a Jesus. Já dizia o querido Padre Léo: "Esta é a marca registrada do milagre autêntico: a vida da pessoa muda e ela se torna seguidora de Jesus."

        Você já recebeu alguma graça de Deus? Já foi curado de algum problema de saúde? Conseguiu um bom emprego? Encontrou a pessoa certa pra você? Recebeu a graça de ser pai/mãe? Essa é a primeira parte do milagre. E para o milagre ser completo, você agora já sabe do que precisa: que a sua gratidão seja a força que levará você a nunca mais querer sair do Caminho.

        As duas pequenas estórias que você verá logo abaixo são pra mostrar como um gesto de solidariedade pode mudar a vida da pessoa que faz o bem, e da pessoa que recebe o bem.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário