Pesquisar neste blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vocês deveriam ser a luz do mundo (Mateus 5,17-37) (13/02/11)

        A catequese deste domingo é muito rica com Jesus nos dizendo palavras duras e difíceis de se seguir palavras que falam a respeito do nosso bom agir como cristãos verdadeiros.

        Paulo em sua carta nos mostra que Deus destinou, uma sabedoria para nossa glória. E a sabedoria que ele nos fala não é a sabedoria deste mundo, uma sabedoria das coisas visíveis e materiais que são manipuladas de forma egoísta, mais sim, a verdadeira sabedoria que vem de Deus.

        E Paulo ressalta que Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido e reconhecido, neste mundo não haveria tanta injustiça, tanta violência, tanta exclusão, tanta gente sem teto, sem comida, sem roupa para vestir. Eles não teriam crucificado o Senhor da glória.

        O  Evangelho de hoje está recheado de sabedoria na qual Jesus joga muito pesado, nos mostrando em detalhes, o que nos falta para praticar o amor fraterno e merecer a glória eterna. Jesus começa dizendo que Ele não veio ao mundo para destruir a Lei de Moisés, mas sim para dar-lhes pleno cumprimento. Um cumprimento certo, correto de acordo com a vontade do Pai.  E nos garante que suas palavras não serão soltas ao vento, mas sim serão cumpridas. Por isso é bom que obedeçamos suas palavras, mesmo nas coisas pequenas, e, não ensinemos os outros a andarem também  fora da Lei senão seremos considerados os menores diante de Deus.

        Por outro lado, Jesus nos alegra. Porque Ele promete a todos os catequistas, afirmando que quem  praticar seus ensinamentos e ainda os  ensinar aos demais irmãos, será considerado grande no Reino dos Céus. Maravilhoso!  Mas só que tem um pequeno-grande problema: Ensinar até que não é tão difícil. Porém, praticar é muito complicado!

        Por que se formos iguais aos mestres da Lei e dos fariseus, que ensinavam a justiça para os outros a praticarem enquanto eles faziam o que bem entendiam, não entraremos no Reino dos Céus.

        Em seguida Jesus entra em detalhes sobre o cumprimento correto da sua palavra.  Jesus nos mostra que matar não é tão somente tirar a vida de alguém. Não roubei, não matei, portanto eu não pequei!  É comum a gente ouvir isso nas rodas de bate-papos, principalmente entre os "alterocopistas" nas festas ou nos bares!

        É claro que quem matar será condenado pelo tribunal no juízo final. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encolerizar com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo'
será condenado ao fogo do inferno."

        Meu Deus! Já imaginou? Quem poderá se salvar então? Calma. Par Deus nada é impossível! Pelos visto, nunca mereceremos a salvação eterna. Porém, a salvação nos virá por meio da misericórdia infinita de Jesus. (O que não quer dizer que podemos relaxar e continuar pecando).

        Quantas vezes nos encolerizamos com nossos irmãos, nossos vizinhos, pelas suas injustiças por causa das nossas reclamações com relação aos seus abusos, irresponsabilidades, e pelo seu  descumprimento da Lei, e os ofendemos com palavras, ameaças, e até mesmo violência ?

          Veja que a princípio estamos corretos, em reclamar quando há injustiças, mais o que é mais irritante, é que os injustos não se julgam como tal, e se acham no direito de nos enquadrar perante os demais vizinhos, jogando-nos contra todos, como uma pessoa indesejável, que só reclama, uma pessoa desagradável! Porque quem erra não se considera uma pessoa errada. E não admite que lhes chamemos atenção por estarem nos prejudicando. Este é um problema muito complicado gerado pelo egoísmo das pessoas e que flui na convivência social.

        E se por um lado Jesus nos diz que toda injustiça será combatida, e nos deu o exemplo expulsando os vendilhões do Templo, Ele joga pesado com relação à nossa resposta aos nossos irmãos injustos. Veja: Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.  

        Sabemos que na hora da raiva, na hora em que explodimos com nosso irmão, nossa irmã por estar nos incomodando, ou nos causando algum tipo de prejuízo de forma voluntária, não há clima de reconciliação. Mas devemos nos re-aproximarmos dele dias depois que a raiva passar, a fim de nos reconciliarmos. Porque Jesus insiste:  Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Se não o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo."

        Que fazer? Combateremos as injustiças, falaremos as verdades que nossos irmãos precisam ouvir, porém numa atitude de correção fraterna, sem violência.

        Outro grande problema da nossa convivência social é o modo pelo qual nós gerenciamos ou administramos a nossa energia sexual. A sexualidade foi instalada em nós pelo próprio Deus, com o objetivo de nos multiplicarmos. E esta multiplicação precisa ser realizada diante dos olhos de Deus. Isto é, de acordo com a vontade do Pai, a qual foi explicada por seu Filho: 'Não cometerás adultério'. Sobre isso também,  se ouve muito nas rodas de bate-papos. Ah! Eu não pulei a cerca... Por isso nem pequei. Jesus vai além, nos mostrando que o pecado às vezes reside mais na intenção do que na ação. Eu "respeitei" minha irresistível vizinha dentro daquele vestido vermelho e com batom da mesma cor, não lhe dizendo nenhuma palavra que pudesse ser considerada uma "cantada." Porém, não me controlei  pois ardi de desejos por ela. E mais, ainda cantei aquela música "eu me vingo dela, tocando viola de papo pro ar". Que feio! Muitas vezes pecamos mais por pensamentos do que por palavras e obras!  

        Jesus nos fala que se algum dos nossos membros, principalmente alguns, nos levam ao pecado, que seria melhor que os cortássemos ou os arrancássemos, pois  eles estão nos atrapalhando de um dia merecermos a vida eterna, para a qual seria melhor entrarmos sem os referidos membros, do que sem nenhuma mutilação, irmos para o inferno.

        O casamento tem de ser levado a sério, pois é uma união entre um homem e uma mulher que foi realizada ou abençoada por um representante de Deus na Terra. Por isso não temos o direito de ficarmos casando e separando, trocando de mulher como se troca de  camisa. Numa brincadeira de satisfação do nosso egoísmo.  Porque o que Deus uniu o homem não separa.

        Porém, não vamos condenar ninguém, pois para quase toda regra existe exceção, e isso foi mostrado pelo próprio Jesus, quando os discípulos lhes disseram. Então quem se salvará? Ele respondeu: Para Deus nada é impossível.

        Existem motivos pelos quais um casamento na Igreja pode ser anulado. Para tal, os injustiçados naquela infeliz união conjugal devem procurar  os representantes da Igreja.

        Em vez de criticarmos quem está em situação complicada diante da união conjugal, vamos rezar por eles. Para que sejam compreendidos e justificados pela Igreja, e não sejam mal vistos e mal quistos pela comunidade.

        Finalmente, Jesus dos repreende para que não fiquemos dizendo o seu santo nome a qualquer hora, sem a devida reverência e respeito como no caso do juramento. Juro por Deus! Isso é coisa de mentiroso. Porque quem é verdadeiro não precisa jurar por nada desta vida para que as pessoas acreditem no que dizem.

        "Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno."

        Palavra da Salvação. Palavra que colocada em prática servirá para a nossa salvação.

        Bom domingo a você minha irmã, meu irmão em Cristo!

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário