Pesquisar neste blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Amai os vossos inimigos (Mt 5,38-48) (20/02/11)

        Certo dia um incrédulo disse: A Bíblia foi escrita por homens!  Não lhe respondi nada, pois o momento não era propício para engendrar uma discussão. Além do mais, discutir questionamentos de fé, dependendo do público presente, só vamos deixar mais dúvidas nas cabeças dos ouvintes de carona. Isso não é uma boa idéia. Ainda é bom considerar, que religião não se discute, pois cada um continuará com seus valores e preconceitos. Nada será modificado. Não é por aí que convertemos as pessoas.

        Mas qual seria a resposta para aquela afirmativa do ateu?  Veja: A Bíblia foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo. Quanto aos Evangelhos, eles foram escritos por pessoas, os evangelistas que conviveram com Jesus e relataram suas palavras. 

        Mesmo assim, ainda tem incrédulo que diz: Ah! Qual é?! Foram escritos muitos anos depois. Eles  nem se lembravam de tudo... escreveram coisas que lhes vieram na cabeça!

        Errado! Os milagres e discursos de Jesus, em sua grande parte, foram anotados e essas anotações permaneceram muito tempo com as comunidades. Só depois, os evangelistas as pegaram e montaram ou redigiram os Evangelhos.

        Assim, na primeira leitura de hoje, o escritor inspirado está relatando a conversa de Deus com Moisés. Quando Ele explica o que temos de fazer para sermos santos. A principal coisa, ao contrário do que pensamos, não seria necessariamente, rezar, comungar, mais sim, melhorar o nosso relacionamento com o irmão. Não tendo ódio, nem rancor, não agindo com vingança, etc.  E neste aconselhamento, Deus até recomenda que podemos  e devemos repreender o nosso irmão, mas que façamos isso com o devido respeito, e tomando cuidado para não fugir das regras da correção fraterna. Nada de violência ou vingança.

        Na segunda leitura, o inspiradíssimo Paulo explica que somos morada de Deus, e por causa de disso, devemos ter mais respeito para com o nosso corpo.

        Continuando, Paulo compara a sabedoria do sábio, do cientista, com a sabedoria de Deus, a qual o cientista considera ingênua.

        Porém, na verdade, apesar do progresso da ciência, progresso este permitido por Deus, nós sabemos que não conhecemos nem a metade dos mistérios do Universo. Apenas o básico nós dominamos. Não temos nenhum controle sobre as forças físicas da natureza. Portanto, é um conhecimento incompleto, sendo que muita coisa ainda está por ser explicado.

        É por isso que podemos concordar com as palavras de Paulo:...a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus."

        Concluindo, Paulo nos aconselha a ficar com o saber de Deus ensinados por Jesus Cristo.  "mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

        O Evangelho é o próprio Deus falando a nós na pessoa de se Filho Jesus. Ele nos diz o como devemos ser, o que não devemos fazer e o que precisamos fazer para ser feliz nesta vida e alcançar a felicidade eterna.

        E apesar de Jesus ter dito que não veio para abolir a Lei de Moisés, O Mestre faz algumas correções: "Vós ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente! ..."

        Só para entender, é bom lembrar aqui, que no Antigo Testamento, se alguém arrancasse um dedo de um menino por exemplo, o pai desse menino arrancaria também um dedo de um filho do agressor.  Se alguém quebrasse o braço da filha de um fazendeiro, este quebraria também o braço de uma filha ou filho daquele alguém.

        Não precisamos ir muito longe. As guerras de famílias que até um dia desses aconteciam no Nordeste brasileiro e na Sicília na Itália, é um exemplo do que estamos tentando explicar.

        Jesus corrige isso, porque tal prática não passa de uma vingança.  Jesus nos aconselha a não reagir com a mesma forma de ofensa, pelo contrário, o certo é nem reagir, e até facilitar a ação ofensiva do agressor.

        Nos velhos tempos, era culturalmente comum odiar os inimigos e amar apenas os amigos, aqueles que eram ao nosso favor, que concordavam conosco, que nos eram simpáticos. Jesus ao corrigir isso, e nos ensina a fazer uma coisa que para muitos é um verdadeiro absurdo!  "Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

        Olha! Rezar pelos nossos inimigos até dá. Porque rezemos pedindo que eles não nos façam nenhum mal. Mas amar os nossos inimigos? Que coisa difícil! Para não dizer impossível!

        Não. Não é difícil nem tampouco impossível. Jesus não nos pede nenhum esforço acima da nossa capacidade.  Ele não está dizendo para a gente abraçar e beijar os nossos inimigos. Não é isso. Mas sim, está nos dizendo para tratá-los como nós gostaríamos de sermos tratados. Se fizermos isso, todos vão perceber que somos filhos do nosso Pai que está nos céus. Esse Pai que não discrimina ninguém, que manda o sol e a chuva para todos. Bons e maus.  Deus poderia muito bem tornar impossível a vida dos maus, mas Ele não faz isso.

        Jesus nos ensina que devemos ser bons e justos com todos, e não somente com aqueles que nos são agradáveis.

        Já reparou que temos uma forte tendência a fazer isso? O professor, a professora, tem uma tendência quase incontrolável de se aproximar dos bons alunos e conversar sobre outras coisas que não sejam a rotina do saber, da sala de aula. É agradável brincar com os alunos comportados, e estudiosos. Porém, há uma tendência muito forte em IGNORAR os maus alunos, ou mesmo, de ser duro e ríspido com eles mesmo quando não estão bagunçando. Por que isso acontece? É porque é muito difícil imitar Jesus. É difícil porém não é impossível. Se tivermos seus ensinamentos na mente o dia e a noite, pelo menos a gente tenta fazer como Ele. E esta tentativa é que vai pesar no nosso julgamento. A nossa intenção. "Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?
          Sabemos que existem pessoas que são incorrigíveis. Mesmo que não sejam malvados ou bandidos, mais simplesmente um aluno problema, ou um sujeito esquizofrênico, são tipos que às vezes não adianta nos desgastar tentando corrigi-los ou convertê-los, porque perdemos o nosso tempo. Nesse caso, fazemos o que podemos, e o resto entregamos para Deus. É só lembrar aqui, para ilustrar, o caso dos criminosos natos. Nenhum sistema corretivo consegue dar jeito. Só nos resta rezar.

        Finalizando o comentário sobre o Evangelho de hoje, Jesus nos pede uma coisa que realmente é impossível para nós. "sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito," . Quer dizer, isso seria o nosso ideal. Porém, como sabemos, a perfeição é inatingível por noz. Quando pensamos que conseguimos um grau de espiritualidade acima do normal, muito superior, sem menos esperar, entramos em atrito de interesses, seja combatendo injustiças, seja uma simples correção fraterna exagerada, e pronto. Lá se foi a nossa tranqüilidade, a nossa paz de espírito. Então, só nos resta aguardar a oportunidade para nos retratar com nosso irmão ou irmã pelo exagero das nossas palavras, e em seguida procurar um sacerdote para nos perdoar de todos os nossos pecados.

        Vamos continuar tentando ser cristãos, que é aquele, aquela que procura imitar Jesus Cristo.

        Um bom e santo domingo a você.

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário