Pesquisar neste blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

“Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta.” (Jo 14,6-14) (03/05/2010)

        O evangelho inicia com Jesus respondendo a Tomé: "Eu sou o caminho a verdade e a vida... Ninguém vai ao Pai senão por mim" Jesus responde a Tomé que perguntara: "Como conheceremos o caminho, se não sabemos para onde vais?" Sempre que Tomé aparece, ele nos é apresentado como aquele que duvida, que só acredita se ver. Não devemos criticá-lo por ser assim, ele seguia Jesus, acreditava Nele e em seu projeto, porém ele queria algumas respostas de Jesus. E graças as dúvidas de Tomé, hoje nos temos respostas essas de Jesus. Tomé tocou as chagas de Jesus. Em alguns momentos de nossas, é necessários termos a atitude de Tomé, para não sermos enganados, e evitar transtornos e decepções, existem pessoas com o único propósito em suas vidas, enganar, apresentando propostas milagrosas. Então devemos ficar atentos e nos prevenir contra essas pessoas.

        Essa conversar que Jesus tem com seus discípulos, é de despedida, e tenta confortá-los e mantê-los unidos, assim como Ele e o Pai eram unidos. E Filipe pede a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta". E Jesus responde a Filipe: "Há tanto tempo estou convosco e não me conheces...?" Quem me viu, viu o Pai." Filipe não compreendia o que Jesus falava, nem a ligação intima que Ele tinha com o Pai, e que todas as obras que Jesus realizara era pela sua comunhão com o Pai. E nós também muitas vezes não compreendemos, por não aderirmos e nem nos comprometermos realmente com a prática de Jesus. Ao participarmos das celebrações eucarísticas, dos sacramentos,  ao lermos os evangelhos, é Jesus nos mostrando o Pai, mas para compreendermos isso é necessário no total adesão a Jesus, talvez ainda esteja nos faltamos aquele encontro intimo e pessoal com Ele.

        O evangelho nos cita Filipe e Tomé, e hoje a Igreja celebra São Filipe e São Tiago (primo de Jesus).  Dois apóstolos de Jesus, que acreditam Nele, tiveram coragem para anunciar a boa nova, e por Jesus foram martirizados. Felipe foi responsável pela conversão de muitos pagãos e Tiago converteu muitos judeus ao cristianismo. Hoje, somos convidados a conversão, e ajudar aos outros encontrarem o caminho para sua conversão, termos coragem para enfrentar as dificuldades por causa da missão. Jesus nos disse que se acreditarmos Nele, poderemos fazer obras iguais ou ainda maiores, pois Ele voltaria para o Pai. Temos a plena consciência de que Jesus é o caminho que nos levará ao Pai, e que tudo o que precisarmos é por Ele que conseguiremos. É dentro da nossa realidade devemos anunciar Jesus, o caminho de amor, de verdade e de vida, o caminho que devemos seguir, e assim não perderemos o rumo.

 

Um abraço a todos.

 

Oração:

Espírito de discernimento, ilumina minha mente e meu coração para que eu possa reconhecer o Pai na contemplação do Filho do Jesus.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário