Pesquisar neste blog

terça-feira, 4 de maio de 2010

Jesus, o príncipe da Paz. Só encontramos paz, quando de fato encontramos Jesus (Jo 14,27-31a) (04/05/2010)

        O evangelho de hoje  Jesus veio nos dar a paz real e não apenas paz de palavras vazias. A paz que o mundo prega é uma paz que se conhece apenas através de slogans, palavras soltas, discursos políticos, demagogia, mas nem sempre ou nunca  ela acontece.

        A paz do mundo é bem outra coisa. A paz do mundo é falsa e enganosa, coexistindo com a perturbação e o medo. A paz do mundo é a ausência de discordâncias, questionamentos ou conflitos, vigorando a submissão geral à ordem imposta pelo poder.

        Encontra-se na fuga e na alienação dos problemas da vida. Leva o discípulo a cruzar os braços, numa confiança ingênua em Deus do qual tudo espera, sem exigir colaboração. Neste sentido ela é uma paz que conduz à morte!

        O discípulo sensato rejeita a paz oferecida pelo mundo para acolher aquela que Jesus oferece. Pois eles sabem que só a paz de Jesus desfaz a paz que o mundo e os seus homens podem oferecer.

        A paz de Jesus é a paz que é fruto da prática libertadora, fraterna, solidária, restauradora da vida e da dignidade dos homens e mulheres. É a paz do reencontrar a vida na união de vontade com o Pai.

        Quando Jesus nos prometeu a paz Ele o fez com a Sua Palavra que é muito diferente das palavras sem consistência dos homens. A Palavra de Jesus tem força e sempre acontece. A paz de Jesus não esta regada de sentimentalismo!A paz de Jesus é muita mais que isso!!! Jesus, Ele é a própria  paz!!!Ele é O Príncipe da Paz.Só encontramos paz, quando de fato encontramos Jesus.

        A paz de Jesus tem como efeito banir do coração dos discípulos todo e qualquer resquício de perturbação ou de temor que leva ao imobilismo. Possuindo o dom da paz, eles deveriam manter-se imperturbáveis, sem se deixar intimidar diante das dificuldades.

        Também vamos  percebemos no evangelho de hoje   o discurso de despedida. O mestre sabia que tinha chegado a hora de sair deste mundo. E por isso, não queria partir sem dar sossego, calma, segurança, tranqüilidade, amparo, conforto, prosperidade, vitória em fim garantia de vida plena.

        Chegou à hora do Príncipe da Paz partir para o seio do Seu Pai. E não querendo deixar seus melhores  amigos em conflito, em guerra rompe o silencio  provocado pelo medo da solidão que seria provada pela sua ausência. Então se levanta e pronuncia as benditas palavras: Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.

        Jesus nunca enganou a seus discípulos nem os deixava a ver navios: "Vou, mas voltarei a vós."

        O mestre sempre lhes dava uma mensagem de otimismo e de esperança. "Se me amásseis ficaríeis alegres porque vou para o Pai." Jesus fala de paz e alegria no momento em que sua morte está para acontecer. Paz é a plena realização humana. Ela só é possível se aquele que rege uma sociedade desumana for destituído de poder. A morte de Jesus realiza a paz. Todo martírio é participação nessa luta vitoriosa de Jesus e, portanto, causa de paz e alegria.

        Assim pensada, a paz de Jesus consiste numa força divina que não deixa que os discípulos rompam a comunhão com o Mestre. É Jesus mesmo, presente na vida dos discípulos, sustentando-lhes a caminhada, sempre dispostos a seguir adiante com alegria, rumo à casa do Pai, apesar das adversidades que deverão enfrentar.

        Quando nós também levamos esperança para o nosso próximo, nós estamos fazendo com que a paz de Jesus, que é real, aconteça na sua vida.  Precisamos refletir e ter plena consciência quando damos a paz à pessoa que está ao nosso lado seja lá onde for ,  você o faz de coração ou apenas o deseja com palavras? Pensemos  se estamos  conseguido viver em paz...

        Se conseguimos  transmitir aos outros a paz que possuímos em nosso coração!!Se conseguimos transmitir esperança para as pessoas com quem conversamos.

        Deixo-vos a minha Paz.

        Sim Senhor Jesus dá-me tua paz! Paz que  tranqüiliza minha alma,,paz que fortalece minha fé e renova minha esperança.Dá-me tua paz,para fazer de mim tua discípula e que eu possa levar tua paz à todos que fazem parte do meu dia a dia .

 

A paz de Cristo que esteja convosco!

 

Abraço carinhoso.

Maria Regina

mariareginasilvab@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



3 comentários:

  1. que palavra lindaaaaaaaa!!!! preciso me encontrar com este mestre mesmo... e poder sentir esta paz mais e mais...impertubável, impenetrável...incomparável que ele diz e já vi muitas pessoas receber...e preciso deste dom!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado irma pela palavra que chegou aqui na Irlanda e ira se multiplicar a muitos. A paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. muito sábio suas palavras de paz para todos

    ResponderExcluir