Pesquisar neste blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

“Ah! Se tivesses sido atentos às minhas ordens, teu bem-estar assemelhar-se-ia a um rio, e tua felicidade às ondas do mar...” (Jo 14,6-14) (03/05/2010)

        No evangelho de hoje vemos  que  Depois de Jesus ter se apresentado aos discípulos como sendo o Caminho a Verdade e a Vida; e que ninguém iria ao Pai senão por Ele, Filipe rompe o silêncio confuso e de ignorância dos demais discípulos e diz: Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada. Como se tivesse dito; Jesus pare de fazer discursos platônicos, seja concreto.

        A visão do Pai era a coisa mais desejada pelos discípulos.Na verdade bastaria dar um salto de qualidade para descobrir ,na pessoa de Jesus, o rosto do Pai.

        Para isso, precisavam nutrir por Jesus fé  idêntica a dedicada ao Pai.Sem uma fé verdadeira eles estariam privados da visão do Pai, ou continuariam a quer vê-lo,mas de maneira totalmente incorreta. A única forma de ver Deus Pai consiste em contempla-la na pessoa de Jesus.

        Na verdade o que podemos entender neste evangelho é a revelação  que é no Cristo ressuscitado que está o  fundamento da nossa fé.Cristo é  verdadeiramente a nossa alegria e esperança,pois nos revela o rosto verdadeiro de Deus.Os apóstolos foram entendendo, vivendo e experimentando esta verdade gradualmente.Assim acontece conosco também,no processo de amadurecimento espiritual.

        Nós queremos coisas palpáveis, queremos a prova visíveis. Falas-nos de um pai que nem sequer conhecemos. Quem é a final e onde está ele? Mostre-nos quem é. Esta tem sido a preocupação de muitos nos nossos dias! Querer que Deus apareça e atenda o meu pedido no dia e na hora que eu quero.

        Esquecemos  que Jesus está bem perto de mim de ti, de nós.Basta termos fé esperança e confiança nele. E assim como Ele respondeu à Filipe também diz: Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê,  vê também o Pai.

        A motivação fundamental que presidia às decisões de Jesus, era realizar a vontade de seu Pai. Seu alimento é fazer a vontade do Pai que o enviou e realizar a sua obra. Ele é aquele que não procura fazer a sua vontade, mas a vontade daquele que o enviou. Assim é a pessoa de Jesus. Sua pessoa significa estreita união de vontades com o Pai. Identifica-se com o Pai em seu amor para com toda a humanidade. Queridos irmãos,isto faz-me lembrar que em Isaias 49.17,enquanto eu lia, só se confirmava aquilo que a vida estava a me ensinar e ainda me ensina:  "Ah!tivesses sido atentos às minhas ordens, teu bem-estar assemelhar-se-ia a um rio, e tua felicidade às ondas do mar,tua posteridade seria como areia..."

        Portanto, todos os que crêem em Jesus são chamados a fazer obras maiores do que as que vêem. Jesus é o caminho que nos conduz à Vida em plenitude, eterna. Ele é a Verdade.  Somos cristãos à medida que amamos e expressamos esse amor como Jesus: fazendo a vontade do Pai, construindo seu Reino.Seremos verdadeiros cristãos ,discípulos de Cristo quando no silêncio,na simplicidade e na docilidade de filhos e filhas obedientes,vamos caminhando neste mundo e colaborando na continuidade de sua criação divina.

 

Amém.

Abraço carinhoso.

Maria Regina

mariareginasilvab@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário