Neste Evangelho, João mostra o encontro de Madalena e Jesus de uma forma diferente. Aqui, Maria chora pelo túmulo vazio, porque não compreende o que está acontecendo. Os anjos falam com ela, mas ela não vê; o próprio Jesus se dirige a ela, que ainda não o reconhece. E o que faz ela perceber que trata-se de Jesus? É quando Ele diz seu nome: Maria! Então ela finalmente vê e não somente enxerga!
Muitos não entendem porque as pessoas não conseguem reconhecer Jesus depois da Ressurreição, acontece que Cristo adquiriu um corpo ressurreto, ou seja, um corpo glorioso desvinculado àquele corpo de outrora. Obviamente, Jesus não precisava ser limpo, pois Ele não tinha sujeiras, mas Ele passou por essa experiência também como precursor de nossa ressurreição para a vida eterna. Nós, depois da morte e passar para a vida eterna, teremos que nos purificar de nossos pecados e teremos então um corpo novo, glorioso, iluminado, limpo! Segundo a escatologia da Igreja Católica, após passarmos pelo processo de purificação, seremos reconhecidos pela voz, por gestos característicos de nossa personalidade. Por isso, em Seu corpo glorioso, Jesus não é reconhecido, mas uma simples palavra de intimidade abre os olhos de quem conviveu e conheceu a Cristo.
Jesus, para nos abrir o caminho da vida eterna, vive tudo que teremos que viver para chegar ao céu. Ele tanto se fez homem, que chama seus discípulos de irmãos, e os coloca na condição de chamarem a Deus de Pai também como Ele fazia e já havia ensinado.
Que recebamos a graça de reconhecer Cristo em todas as circunstâncias, que escutemos com nossos corações, Sua voz chamando pelo nosso nome. Que nossas atitudes sejam de caridade e misericórdia, para que no nosso dia, sejamos reconhecidos pelos atos de Amor!
Ana Luíza Medeiros
www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário