Pesquisar neste blog

terça-feira, 7 de outubro de 2008

O mistério da concepção de Jesus (Lc 1,26-38) (07/10/08)

        O Evangelho de hoje narra as circunstâncias em que Jesus foi concebido por sua mãe, Maria. O anjo Gabriel foi o mensageiro, que teve a missão de anunciar que ela receberia a maior graça que uma mulher poderia receber: ser a mãe do Filho de Deus. É claro que isso também traria uma série de dificuldades que ela teria que superar... Mas a impetuosa Maria resolveu assumir de corpo e alma o projeto de Deus para a sua vida. Esta é a grande mensagem que o Evangelho quer nos trazer hoje: Maria confiou no plano de Deus, e nós?

        Muitas polêmicas já foram criadas em torno de Maria, mas alguns aspectos são incontestáveis, por exemplo: ela foi bastante corajosa ao aceitar ser a mãe de Jesus, sem nem ao menos pedir a opinião de pessoas importantes na sua vida, como seus pais ou seu noivo José.

        Às vezes somos levados a pensar que Maria seria aquela mulher frágil, passiva, quase uma boneca... Mas vendo as situações em que ela participou, como na passagem de hoje, vemos uma mulher de atitude, decidida, que sabe o que quer. Quando percebeu a seriedade da situação, deu um "sim" que mudou para sempre a história da humanidade! E criou o seu filho, desde antes do seu nascimento, como se cria o próprio Filho de Deus. Ela entendeu e acreditou que este foi o plano que Deus pensou para a sua vida.

        Aí você poderia pensar... "Ah, mas no caso dela foi fácil, veio um anjo do céu e disse qual era o plano de Deus para ela... Se viesse um anjo e me dissesse o plano de Deus pra minha vida, eu também seguiria!" Se você voltar ao texto do Evangelho, vai ver que o anjo não tinha um crachá que o identificasse como "Anjo Gabriel – Enviado de Deus". Mas Maria acreditou! Quantos "anjos" já passaram pela nossa vida dando as pistas do plano de Deus para a nossa vida? Com certeza já passaram muitos na minha vida... E se você prestar atenção, já passaram muitos na sua vida também. Aliás, você já deve ter sido esse anjo para muitas pessoas, sabia? O nosso problema é que nós somos lentos para entender! Não acreditamos na primeira! Precisamos ter vários sinais para poder começar a acreditar que Deus está tentando nos mostrar o seu plano na nossa vida! Imagine se Maria fosse assim!

        Lembre-se que o plano de Deus não é aquele que vai fazer você nunca mais ter problemas na vida. Muito pelo contrário! Maria teve muitas dores. Ela enterrou o próprio Filho! A certeza que nós temos, ao aceitar o plano de Deus, é que nós já somos vitoriosos mesmo antes de começar, pois já estaremos com o nome inscrito no Reino dos Céus.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



2 comentários:

  1. DEUS NAO CONTRARIA AS LEIS QUE ELE MESMO CRIOU, SIM, AS LEIS DA CRIACAO GENETICA, JESUS FOI O SEU UNIGENITO NA CARNE...

    ResponderExcluir
  2. OTIMO ENCONTRAR ARTIGOS TAO BONS .
    MARIA DISSE PRONTAMENTE:EIS AQUI A SERVA DO SENHOR FACA SE EM MIM SEGUNDO TUA PALAVRA. SERA QUE NOS DEIXAMOS A PALAVRA DE DEUS AGIR EM NOS?

    ResponderExcluir