Pesquisar neste blog

sábado, 20 de setembro de 2008

Primeiro preparar o terreno para depois plantar (Lc 8,4-15) (20/09/08)

O evangelho de hoje nem precisaria de uma reflexão, pois o Próprio Jesus o detalha e nos faz refletir sobre esta leitura por meio do Seu olhar. Não nos importa saber o que um ou outro pensa a respeito de algo, quando já temos a opinião de Deus com as palavras de Jesus e o discernimento do Espírito Santo. Entretanto, tentarei acrescentar algo mais a esta leitura. Não que Jesus não já tenha falado, mas talvez alguns ouvidos ou olhos tenham sido solos secos, pedregosos ou até mesmo espinhosos demais para compreender e guardar as palavras de Deus.

A semente, hoje, pode ser tudo de bom que temos e que de alguma forma queremos multiplicar. Que tal amor, carinho, generosidade, respeito, fidelidade, compromisso, serviço, apoio, coragem? Não faltariam sentimentos e atitudes boas, não é? Entretanto falta o terreno/pessoa que propague, que multiplique. Estamos tantas vezes querendo mais coisas boas das outras pessoas, mas em nenhum momento paramos para pensar que tipo de "terreno" esta pessoa é, ou está sendo naquele momento? É necessário preparar o terreno para poder lançar as sementes; pois de nada vale ter a melhor semente se o terreno for (ou estiver) pedregoso, espinhoso ou seco.

E o que será este terreno? Podemos nós mudar um terreno inapropriado em um terreno apropriado? A resposta é SIM! Se este terreno é o nosso coração, e o de cada pessoa a quem lançamos as sementes com bons pensamentos, sentimentos e atitudes; podemos preparar este coração antes de lançarmos as sementes; pois de que vale lançar pérolas aos porcos ou sementes aos espinhos?

O mesmo coração pode passar por várias fases diferentes, vários terrenos e o que nos cabe fazer é participar desta mudança antes de tentar semear.

 

Manuele Jardim

manuelejp@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário