Pesquisar neste blog

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ao seguir a Cristo devemos ter atitudes semelhantes as dele (Lc 9,51-56) (30/09/08)

Jesus, no evangelho de hoje, com palavras e atitudes firmes, nos mostra o verdadeiro sentido para o seguirmos e sermos os seus servos fiéis! Mesmo sabendo que ia ser entregue aos homens e a morte de cruz, Jesus tomou seu caminho para o calvário, Jerusalém, e mandou os mensageiros a sua frente para que preparassem hospedagem em um povoado próximo.

O que mais me chamou a atenção nesta leitura e que penso ser importante para nossa reflexão é: O que os mensageiros/discípulos pensavam a respeito de Jesus e da MISSÃO deles? Será que eles se achavam mais importantes ou melhores que os samaritanos apenas por estarem representando o Messias ou por estarem ao lado do Mestre?

Quantas pessoas se utilizam da importância social, política, cultural ou financeira de amigos para transparecer e mostrar aos outros que também é importante e influente e que por isso é melhor que "este" ou "aquele"?

De uma forma um pouco diferente, porém não contrária, os mensageiros de Jesus ao serem recusados pelos samaritanos, foram tomados pelo orgulho e pela raiva e, esquecendo a missão deles e o verdadeiro sentido dos que andam com Jesus, disseram: "Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?" Jesus com sua imensa sabedoria, não guardando mágoas nem se achando melhor que os samaritanos "voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado."

Como o mundo seria mais fácil se agíssemos como Jesus, perdoando os que não nos ajudam ou até mesmo nos prejudicam, e seguindo em frente sem descer fogo ou destruir gerando ainda mais conflito. Não podemos querer defender Jesus ou seus ideais, nos armando contra alguém.

 

Manuele Jardim Pimentel

manuelejp@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário