Pesquisar neste blog

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Nós também precisamos de um tempo de “deserto” (Mc 1,12-15) (01/03/09)

        O Evangelho de hoje, por ser narrado por São Marcos, é bem resumido. Em linhas gerais, diz que Jesus, após seu batismo, foi passar 40 dias no deserto, onde foi tentado pelo demônio e servido pelos anjos. Logo após João Batista ser preso, Jesus voltou pregando: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho."

        O Evangelho de Mateus é mais detalhado na parte das tentações do deserto. Por isso, para quem quiser uma reflexão mais específica sobre esse tema, pode ler: "Resistindo às tentações", que escrevi na Quaresma do ano passado.

        O que está mais evidente no Evangelho de hoje é o fato de que foi necessário um tempo de preparação, afastado de tudo e de todos, para que Jesus se sentisse pronto para começar a pregar o Evangelho. No mundo que vivemos atualmente é praticamente impossível imaginarmos como seria afastar-se de tudo e passar 40 dias em total isolamento. Sem ninguém para conversar, a não ser em oração... Num silêncio completo, apenas como o barulho do vento e dos animais selvagens... Jesus teve tempo para refletir sobre tudo o que já havia vivido e sobre o que iria viver nos próximos anos de vida pública, pregando o Evangelho. Ele teve tempo para aquietar o coração da correria do mundo, ficar em silêncio total, inclusive de pensamentos, até chegar o momento de planejar e se preparar para os próximos anos da sua vida.

        É essa a mensagem principal de hoje: para que nós tenhamos um tempo de silêncio, para que possamos refletir sobre as atitudes que tomamos na nossa vida até agora, e tomemos uma decisão. Foi Jesus quem disse: acabou o tempo de viver de qualquer jeito, agindo como se não houvesse consequências para os nossos maus atos. Chegou o tempo de se arrepender e de viver corretamente, buscando a justiça e o amor. Se fizermos a nossa parte, estaremos contribuindo para o que a Campanha da Fraternidade desse ano nos traz a refletir: a segurança.

        Não se engane: é nos pequenos gestos do dia-a-dia que nós levaremos os bons exemplos a todos os que nos cercam.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Um comentário:

  1. Muito expressivo a sua reflexão em relação a este evangelho. Acredito que quem leu ou ouviu ficou a meditar sobre os gestos, principalmente nete tempo de Quaresma e de CF/2009.
    Obrigada pela sua contribuição.
    Neire

    ResponderExcluir