Pesquisar neste blog

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Oração, jejum e caridade (Mt 6,1-6.16-18) (25/02/09)

        Quarta-feira de cinzas, começamos um período de reflexão, introspecção, é momento de se reservar para que daqui a quarenta dias vivamos intensamente o grande mistério de nossa fé católica. E não poderia existir passagem melhor do que a do Evangelho de hoje, afinal muitas pessoas aproveitam este período de quaresma para praticar o jejum, abstinência.

A penitência, muitas vezes vista como uma prática de sofrimento, na verdade tem o caráter modificador, que nos transforma, que nos faz perceber que podemos viver sem certas coisas do mundo, que mais forte é Deus que nos dá o suficiente para viver, os sacrifício feitos neste período devem portanto, ser fonte de crescimento, de amadurecimento espiritual e não motivo de promoção pessoal, não devem ser expostos ao mundo, pois é interioridade, é intimidade com Deus.

Isto vale para todos os nossos atos religiosos ou aparentemente humanitários. Não podem ser forma de se vangloriar de sua bondade, mas de promover sua espiritualidade e também o bem de outras pessoas.

Quaresma é momento de oração, jejum e caridade de forma consciente, sabendo que estes atos devem ser livres e desimpedidos, desinteressados de reconhecimento. A partir do momento em que vivemos estas três lições de Cristo no período de quaresma, inevitavelmente esta será uma prática constante em nossas vidas.

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário