Como Jesus quer que amemos
Essa passagem do Evangelho de João dificulta nossa compreensão devido à amplitude de significado que possui a palavra "amor" na língua portuguesa. Enquanto em hebraico, há palavras distintas para expressar o "amor carnal" originado pelo relacionamento íntimo das pessoas, o "amor fraternal" nascido pela convivência das pessoas, unindo familiares e amigos e o "amor pleno" que deve ser manifestado incondicionalmente, sem nenhum preconceito e a todos nossos semelhantes.
Quando Jesus perguntava ao discípulo "Simão, filho de João, tu me amas", ele respondia enfocando o amor fraternal gerado pela convivência diária que ele tinha com Jesus. Quando perguntado pela terceira vez e percebendo o alcance que Jesus pretendia no seu questionamento, respondeu que o seu amor era pleno e nesse momento Jesus dá a resposta e antecipa o que ele deveria sofrer para ser fiel a esse amor "apascenta minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir". Esse amor pleno é o sentimento que Jesus espera de nós para com Ele e com nossos irmãos, um amor gratuito e sem esperança de necessária recompensa nesta vida, um amor descompromissado e que deve ser preservado até as últimas conseqüências.
José Machado Filho
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!
Maravilhosas todas as reflexões, todas de bom entendimento. Obrigada, me ajudou bastante. A página já está na minha lista de favoritos.
ResponderExcluir