Pesquisar neste blog

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

A fé exige o comprometimento (Mt 16,13-19) (22/02/08)

A fé exige o comprometimento

A Fé é um dom gratuito que recebemos de Deus e é nossa obrigação desenvolvê-la durante a vida. "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas meu Pai que está no céu." Cabe a nós cultivá-la, para que não a percamos, semelhante ao pássaro que arranca a semente plantada à beira do caminho, como nos adverte Mateus (13,12) "Ao que tem, se lhe dará e terá em abundancia, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem."

        A preservação de nossa fé nós conseguimos através da oração permanente, através da freqüência aos sacramentos e através do estudo da palavra de Deus. E à medida que nos aprofundamos nela, Deus vai se revelando com maior intensidade. Ela somente se consolidará em nossos corações na proporção de nosso comprometimento e de nossa adesão aos ensinamentos de Jesus.

        Nós sabemos que esse comprometimento não é fácil, porque exige de nossa parte a renúncia dos prazeres pecaminosos, do apego às coisas materiais e do egoísmo que nos isola dos irmãos. Mas ao mesmo tempo aprimora o nosso discernimento e eleva nossa sabedoria para o entendimento das coisas de Deus.

Devemos estar cientes de que esse crescimento espiritual nos torna mais responsáveis pelos atos que praticamos e mais transparentes e exigentes no julgamento que teremos de Deus.

 

José Machado Filho

jose.machado@t-systems.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário