Pesquisar neste blog

domingo, 12 de dezembro de 2010

Elogio a João Batista (Lc 7,24-30) (16/12/2010)

        Hoje, Jesus diz quem é João Batista para a multidão que o acompanhava. E isso acontece após a saída dos discípulos do próprio João, que a mando dele, foram conferir se Jesus era mesmo o Messias, o enviado de Deus.

        Jesus se desmancha em elogios a João Batista. Diz que João é mais que um profeta, que ele é o mensageiro citado no Antigo Testamento, o qual veio para anunciar o Filho de Deus. Diz também que João é um grande homem, mas que o menor do Reino dos Céus é maior que ele. E muitas pessoas reconheceram e foram se batizar com João, mas outras rejeitaram João e "tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus".

        O que essa mensagem quer nos dizer hoje?

        Primeiro, o que tornou João Batista especial foi a missão que ele recebeu, abraçou e cumpriu até as últimas conseqüências. Hoje essa missão também é confiada a cada um de nós: anunciar a todas as pessoas que Jesus já veio, subiu aos céus, mas está voltando, e portanto devemos nos preparar!

        Uma vez que aceitamos essa missão, devemos nos preparar para sermos aceitos por uns e rejeitados por outros. Mas não devemos, nunca, rejeitar ninguém. Se Jesus não rejeitou, quem somos nós para dizer "não" a alguém que nos procura?

        Mas para os que não se sentem preparados para assumir a missão de João Batista, a orientação é para que procurem se aproximar dos "Joões Batistas" do seu bairro, da sua cidade, da sua família. E como reconhecê-los? Pelas suas ações, pelo seu modo de agir, e não apenas pelas suas palavras. Abra bem os olhos!

        E por último, se você se sentir importante por estar cumprindo essa missão, lembre-se que o menor do Reino dos Céus é muito maior que você. Em outras palavras, Jesus está preparando algo muito bom para todos nós lá no Céu...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário